Notícias

Lançamento da aplicação Telemonit SNS 24 na Unidade Local de Saúde de Matosinhos

22 Abril, 2022

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e o Presidente do Conselho de Administração da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, estiveram presentes no lançamento do serviço Telemonit SNS 24, uma aplicação móvel que permite aos utentes aceder ao seu plano pessoal de monitorização clínica, proposto pelo médico que o acompanha.

O evento decorreu esta sexta-feira, dia 22 de abril, no Hospital Pedro Hispano – Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), uma das instituições que integra este projeto do Serviço Nacional de Saúde, uma aplicação móvel assente na plataforma de telemonitorização desenvolvida pela SPMS.

No lançamento da Telemonit SNS 24 foi realizada uma consulta com um utente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), que tem sido seguido através da aplicação e considera-a uma mais-valia, na medida em que permite registar medições e efetuar a gestão dos seus dados de saúde de forma automática, através de equipamentos ligados sem fios ao seu telemóvel, ou de forma manual. Para este utente, a qualidade do acompanhamento contínuo no domicílio é uma das grandes vantagens da aplicação.

O Presidente do Conselho de Administração da ULSM, Taveira Gomes, e a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, também assistiram à consulta, testemunhando as vantagens da Telemonit SNS 24, quer para o utente, quer para o médico.

Os profissionais de saúde podem realizar intervenções à distância, de forma proativa e personalizada, com base na informação recebida, processada e apresentada na aplicação do profissional, a Telemonitorização SNS, e intervir, sempre que exista um alerta gerado. 

A aplicação móvel Telemonit SNS 24 pretende responder à necessidade de gestão contínua do estado de saúde dos utentes, especialmente dos utentes com doença crónica. O utente, após articulação com o profissional de saúde, tem apenas de descarregar a app e utilizá-la no seu dispositivo móvel.

Para além da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, esta solução pioneira abrange várias especialidades médicas, a título de exemplo, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Condição pós-COVID, entre outras. Depois da ULSM será lançada noutros centros hospitalares do país.

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.