Lançamento da aplicação Telemonit SNS 24 na Unidade Local de Saúde de Matosinhos

22 Abril, 2022

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e o Presidente do Conselho de Administração da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, estiveram presentes no lançamento do serviço Telemonit SNS 24, uma aplicação móvel que permite aos utentes aceder ao seu plano pessoal de monitorização clínica, proposto pelo médico que o acompanha.

O evento decorreu esta sexta-feira, dia 22 de abril, no Hospital Pedro Hispano – Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), uma das instituições que integra este projeto do Serviço Nacional de Saúde, uma aplicação móvel assente na plataforma de telemonitorização desenvolvida pela SPMS.

No lançamento da Telemonit SNS 24 foi realizada uma consulta com um utente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), que tem sido seguido através da aplicação e considera-a uma mais-valia, na medida em que permite registar medições e efetuar a gestão dos seus dados de saúde de forma automática, através de equipamentos ligados sem fios ao seu telemóvel, ou de forma manual. Para este utente, a qualidade do acompanhamento contínuo no domicílio é uma das grandes vantagens da aplicação.

O Presidente do Conselho de Administração da ULSM, Taveira Gomes, e a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, também assistiram à consulta, testemunhando as vantagens da Telemonit SNS 24, quer para o utente, quer para o médico.

Os profissionais de saúde podem realizar intervenções à distância, de forma proativa e personalizada, com base na informação recebida, processada e apresentada na aplicação do profissional, a Telemonitorização SNS, e intervir, sempre que exista um alerta gerado.

A aplicação móvel Telemonit SNS 24 pretende responder à necessidade de gestão contínua do estado de saúde dos utentes, especialmente dos utentes com doença crónica. O utente, após articulação com o profissional de saúde, tem apenas de descarregar a app e utilizá-la no seu dispositivo móvel.

Para além da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, esta solução pioneira abrange várias especialidades médicas, a título de exemplo, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Condição pós-COVID, entre outras. Depois da ULSM será lançada noutros centros hospitalares do país.

Vacina Covid-19 I Mais de 78 milhões de mensagens enviadas em 2 anos

30 Janeiro, 2023

A primeira convocatória para a vacina contra a Covid-19, através de mensagens (SMS) do número 2424, foi enviada no dia 29 de janeiro de 2021. Nestes dois anos, mais de 78 milhões de SMS, exclusivamente de agendamento, foram enviadas para os utentes elegíveis para vacinação em cada fase do processo.

banner termos e condiçoes app sns 24

“As eHealth Sessions são uma aposta ganha”

28 Janeiro, 2023

“Tem sido uma experiência muito interessante”, frisou Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS, na abertura da quarta e última eHealth Sessions, que decorreu no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), na manhã do dia 27 de janeiro.

Acordo-Quadro 2022/10 – Para Fornecimento de Material de Penso de Efeito Terapêutico

27 Janeiro, 2023

A SPMS, EPE publicou o Concurso Público Internacional para a formação do Acordo-Quadro CP 2022/10 – Para fornecimento de Material de Penso de Efeito Terapêutico, que entrou em vigor no dia 26 de janeiro. Este acordo-quadro inclui vários tipos de penso e materiais, cujo efeito terapêutico no tratamento de feridas promove e otimiza a sua […]