SNS 24 Balcão – Inauguradas as primeiras unidades na região Centro

14 Maio, 2021

As primeiras unidades do SNS 24 Balcão na região Centro foram inauguradas ontem, dia 13 de maio, numa sessão realizada na Casa Municipal da Cultura em Coimbra e contou com a intervenção do Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes.

A abertura dos novos 10 balcões resulta de uma rede de parcerias entre a SPMS, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), municípios, juntas de freguesia e os Agrupamentos de Centros de Saúde. Os protocolos foram assinados pelo Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro, pela Presidente da ARSC, Rosa Reis Marques, pelos responsáveis dos ACES da área de influência de cada balcão e pelos autarcas dos municípios e freguesias onde ficaram instalados os balcões SNS 24.

Os novos balões entram em funcionamento em: Cantanhede – União de Freguesias (UF) de Vilamar e Corticeiro de Cima, na Covilhã – UF de Cantar Galo e Vila do Carvalho, no Fundão – UF do Fundão, na Lousã – no Espaço Cidadão da vila, em Oliveira do Hospital – Junta de Freguesia (JF) de Penalva de Alva, na Pampilhosa da Serra – Junta de Dornelas do Zêzere, em Soure – UF de Degracias e Pombalinho, em Tondela – UF de São João do Monte e Mosteirinho, em Vagos – UF de Fonte de Angeão e Covão do Lobo, e em Albergaria-a-Velha – JF de Ribeira de Fráguas. Este último balcão foi visitado, após a cerimónia de assinatura de protocolos, pelos responsáveis da Saúde.

Para o Secretário de Estado da Saúde, os balcões SNS 24 “são soluções engenhosas que não exigem investimento significativo em termos infraestruturais, mas permitem que as pessoas possam estar mais próximas e evitem deslocações que são inúteis per si – apenas para marcar uma consulta ou exame ou para renovar uma prescrição – e que criam mais pressão nos espaços dos centros de saúde e das unidades de saúde familiares”. O governante adiantou ainda que “esta solução não é uma substituição das extensões de saúde que encerraram. Não é uma solução de recurso. É uma boa solução para estes territórios.”

No país já existem 43 balcões na região Norte, a que se juntam estes 10 no Centro. Os balcões SNS 24 prestam apoio a quem tem pouca literacia digital, não tem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet, ou não tem condições ou as competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do SNS.

Com colaboradores habilitados, o apoio assistido ao cidadão é feito de forma eficiente, segura e mais próxima, através de dois acessos: o acesso facilitado que permite marcar consultas, renovar receitas, consultar exames, entre outros serviços, e o acesso mediado que possibilita, por exemplo, realizar uma teleconsulta através da plataforma RSE Live, disponibilizada pela SPMS.

inauguração balcoes sns24regiao centro

Teleconsulta de Cardiologia disponível em Arouca com plataforma da SPMS

6 Outubro, 2022

A SPMS é responsável pelo desenvolvimento e disponibilização da Live, plataforma que permitiu o arranque das teleconsultas de Cardiologia no Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV) - Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, há já um ano. A partir deste mês de outubro, a teleconsulta de Cardiologia passa a funcionar com regularidade neste centro hospitalar.

Projeto da SPMS é finalista do Prémio HINTT 2022

4 Outubro, 2022

A SPMS é uma das 10 finalistas da 6ª edição dos Prémios HINTT, com o projeto SARA- Sistema de Atendimento e Resposta Ágil. Desenvolvido pela SPMS, o SARA visa agilizar o atendimento nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde, sobretudo nos cuidados de saúde primários. Atualmente, está presente em mais de 530 unidades.