SNS 24 Balcão – Inauguradas as primeiras unidades na região Centro

14 Maio, 2021

As primeiras unidades do SNS 24 Balcão na região Centro foram inauguradas ontem, dia 13 de maio, numa sessão realizada na Casa Municipal da Cultura em Coimbra e contou com a intervenção do Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes.

A abertura dos novos 10 balcões resulta de uma rede de parcerias entre a SPMS, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), municípios, juntas de freguesia e os Agrupamentos de Centros de Saúde. Os protocolos foram assinados pelo Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro, pela Presidente da ARSC, Rosa Reis Marques, pelos responsáveis dos ACES da área de influência de cada balcão e pelos autarcas dos municípios e freguesias onde ficaram instalados os balcões SNS 24.

Os novos balões entram em funcionamento em: Cantanhede – União de Freguesias (UF) de Vilamar e Corticeiro de Cima, na Covilhã – UF de Cantar Galo e Vila do Carvalho, no Fundão – UF do Fundão, na Lousã – no Espaço Cidadão da vila, em Oliveira do Hospital – Junta de Freguesia (JF) de Penalva de Alva, na Pampilhosa da Serra – Junta de Dornelas do Zêzere, em Soure – UF de Degracias e Pombalinho, em Tondela – UF de São João do Monte e Mosteirinho, em Vagos – UF de Fonte de Angeão e Covão do Lobo, e em Albergaria-a-Velha – JF de Ribeira de Fráguas. Este último balcão foi visitado, após a cerimónia de assinatura de protocolos, pelos responsáveis da Saúde.

Para o Secretário de Estado da Saúde, os balcões SNS 24 “são soluções engenhosas que não exigem investimento significativo em termos infraestruturais, mas permitem que as pessoas possam estar mais próximas e evitem deslocações que são inúteis per si – apenas para marcar uma consulta ou exame ou para renovar uma prescrição – e que criam mais pressão nos espaços dos centros de saúde e das unidades de saúde familiares”. O governante adiantou ainda que “esta solução não é uma substituição das extensões de saúde que encerraram. Não é uma solução de recurso. É uma boa solução para estes territórios.”

No país já existem 43 balcões na região Norte, a que se juntam estes 10 no Centro. Os balcões SNS 24 prestam apoio a quem tem pouca literacia digital, não tem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet, ou não tem condições ou as competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do SNS.

Com colaboradores habilitados, o apoio assistido ao cidadão é feito de forma eficiente, segura e mais próxima, através de dois acessos: o acesso facilitado que permite marcar consultas, renovar receitas, consultar exames, entre outros serviços, e o acesso mediado que possibilita, por exemplo, realizar uma teleconsulta através da plataforma RSE Live, disponibilizada pela SPMS.

inauguração balcoes sns24regiao centro

Vacina Covid-19 I Mais de 78 milhões de mensagens enviadas em 2 anos

30 Janeiro, 2023

A primeira convocatória para a vacina contra a Covid-19, através de mensagens (SMS) do número 2424, foi enviada no dia 29 de janeiro de 2021. Nestes dois anos, mais de 78 milhões de SMS, exclusivamente de agendamento, foram enviadas para os utentes elegíveis para vacinação em cada fase do processo.

banner termos e condiçoes app sns 24

“As eHealth Sessions são uma aposta ganha”

28 Janeiro, 2023

“Tem sido uma experiência muito interessante”, frisou Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS, na abertura da quarta e última eHealth Sessions, que decorreu no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), na manhã do dia 27 de janeiro.

Acordo-Quadro 2022/10 – Para Fornecimento de Material de Penso de Efeito Terapêutico

27 Janeiro, 2023

A SPMS, EPE publicou o Concurso Público Internacional para a formação do Acordo-Quadro CP 2022/10 – Para fornecimento de Material de Penso de Efeito Terapêutico, que entrou em vigor no dia 26 de janeiro. Este acordo-quadro inclui vários tipos de penso e materiais, cujo efeito terapêutico no tratamento de feridas promove e otimiza a sua […]