Notícias

SNS 24 | Um ano de atendimento por videochamada aos cidadãos surdos

21 Abril, 2021

Assinala-se hoje, dia 21 de abril, o primeiro ano de funcionamento no SNS 24 da plataforma de atendimento por videochamada destinada aos cidadãos surdos. O serviço resulta de uma parceria entre a SPMS, E.P.E, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. e a  Federação Portuguesa das Associações de Surdos.

A plataforma de atendimento videochamadas garante a acessibilidade plena dos cidadãos surdos ao SNS24.

O Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento segue parâmetros iguais para todos os cidadãos, diferindo apenas na forma de acesso, para melhor responder às necessidades de cada pessoa. A plataforma de videochamada, disponível no site sns24.gov.pt, veio completar a ferramenta webchat existente, tornando o serviço de triagem mais acessível e mais prático a todos os cidadãos surdos que utilizam a Língua Gestual Portuguesa. A ferramenta webchat, em português e inglês, continua disponível no serviço de triagem para os cidadãos que não têm conhecimentos de Língua Gestual Portuguesa. Até hoje, foram efetuadas 1.243 triagens intermediadas por intérprete de Língua Gestual Portuguesa.

Além de garantir o acesso destes cidadãos à linha, a plataforma, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, pode ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo no Serviço Nacional de Saúde (centros de saúde e hospitais).

O novo contrato de exploração do SNS 24 contempla a continuidade e melhoria do serviço existente, nos moldes em que tem sido prestado, garantindo assim o seu funcionamento durante os próximos três anos.

Para o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, “este serviço veio dar resposta a uma necessidade e a um anseio das pessoas surdas, traduzindo-se numa iniciativa muito importante, que promove a inclusão e presta um serviço de qualidade e equidade, não deixando ninguém para trás”.

Temas

| |

sns 24 surdos

SPMS participa em debate sobre Saúde Digital da APAH

13 Maio, 2022

defendida pelo Presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, no âmbito do debate sobre o “Barómetro Saúde digital”, integrado na 10ª Conferência de Valor APAH 2022, esta sexta-feira, em Sesimbra.

Voltar
co-financiamento
ut eget libero. diam elementum id vulputate, eleifend ut leo mattis
Voltar para o topo.