Concluída a 1.ª Ronda de Qualificação do SAD para a Aquisição de Equipamento Informático Medical Grade

22 Abril, 2021

A SPMS E.P.E. concluiu em fevereiro a 1.ª Ronda de Qualificação do Sistema de Aquisição Dinâmico (SAD) para a Aquisição de Equipamento Informático Medical Grade.

Este SAD vai vigorar por 4 anos, permitindo, durante este período, a apresentação de novas candidaturas por qualquer operador económico, potenciando, desta forma, a concorrência.

A aquisição de equipamentos informáticos com certificação Medical Grade revela-se de extrema importância para o Serviço Nacional de Saúde, considerando que garante a máxima segurança dos utentes e dos profissionais de saúde, seja ao nível da eficácia da sua higienização, seja ao nível da segurança e performance da interoperabilidade destes com outros equipamentos médicos, sobretudo no atual contexto pandémico mundial.

O sistema de aquisição dinâmico encontra-se estruturado da seguinte forma:

• Categoria 1 – Computadores Fixos (All In One) – Lotes 1 a 72
  • Categoria 2 – Portáteis – Lotes 73 a 88
  • Categoria 3 – Tablets – Lotes 89 a 100
  • Categoria 4 – Periféricos – Lotes 101 a 109

Os equipamentos devem possuir as seguintes certificações:

• EN60601-1 para a Categoria 1 – Computadores Fixos (All In One) e Categoria 4 – Periféricos (Monitores)
  • MIL-STD-810 para a Categoria 2 – Portáteis e Categoria 3 – Tablets
  • Certificação IP68 para a Categoria 4 – Periféricos (Ratos e Teclados)

Teleconsulta de Cardiologia disponível em Arouca com plataforma da SPMS

6 Outubro, 2022

A SPMS é responsável pelo desenvolvimento e disponibilização da Live, plataforma que permitiu o arranque das teleconsultas de Cardiologia no Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV) - Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, há já um ano. A partir deste mês de outubro, a teleconsulta de Cardiologia passa a funcionar com regularidade neste centro hospitalar.

Projeto da SPMS é finalista do Prémio HINTT 2022

4 Outubro, 2022

A SPMS é uma das 10 finalistas da 6ª edição dos Prémios HINTT, com o projeto SARA- Sistema de Atendimento e Resposta Ágil. Desenvolvido pela SPMS, o SARA visa agilizar o atendimento nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde, sobretudo nos cuidados de saúde primários. Atualmente, está presente em mais de 530 unidades.