Notícias

Concluída a 1.ª Ronda de Qualificação do SAD para a Aquisição de Equipamento Informático Medical Grade

22 Abril, 2021

A SPMS E.P.E. concluiu em fevereiro a 1.ª Ronda de Qualificação do Sistema de Aquisição Dinâmico (SAD) para a Aquisição de Equipamento Informático Medical Grade.

Este SAD vai vigorar por 4 anos, permitindo, durante este período, a apresentação de novas candidaturas por qualquer operador económico, potenciando, desta forma, a concorrência.

A aquisição de equipamentos informáticos com certificação Medical Grade revela-se de extrema importância para o Serviço Nacional de Saúde, considerando que garante a máxima segurança dos utentes e dos profissionais de saúde, seja ao nível da eficácia da sua higienização, seja ao nível da segurança e performance da interoperabilidade destes com outros equipamentos médicos, sobretudo no atual contexto pandémico mundial.

O sistema de aquisição dinâmico encontra-se estruturado da seguinte forma:

  • Categoria 1 – Computadores Fixos (All In One) – Lotes 1 a 72
  • Categoria 2 – Portáteis – Lotes 73 a 88
  • Categoria 3 – Tablets – Lotes 89 a 100
  • Categoria 4 – Periféricos – Lotes 101 a 109

Os equipamentos devem possuir as seguintes certificações:

  • EN60601-1 para a Categoria 1 – Computadores Fixos (All In One) e Categoria 4 – Periféricos (Monitores)
  • MIL-STD-810 para a Categoria 2 – Portáteis e Categoria 3 – Tablets
  • Certificação IP68 para a Categoria 4 – Periféricos (Ratos e Teclados)

Presidente da República concede Alto Patrocínio à iniciativa eHealthsummit.pt

11 Maio, 2021

O Alto Patrocínio da Presidência da República foi concedido à edição eHealthsummit.pt de 2021, que irá decorrer nos próximos dias 1 e 2 de junho. A distinção vem reconhecer a importância desta iniciativa para o desenvolvimento da inovação tecnológica no setor da saúde, tendo particular relevância no ano em que o país assume a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (PPUE).

SNS 24 | Um ano de atendimento por videochamada aos cidadãos surdos

21 Abril, 2021

Assinala-se hoje, dia 21 de abril, o primeiro ano de funcionamento no SNS 24 da plataforma de atendimento por videochamada destinada aos cidadãos surdos. O serviço resulta de uma parceria entre a SPMS, E.P.E, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. e a Federação Portuguesa das Associações de Surdos.

sns 24 surdos
Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.