Notícias

Concluída a 1.ª Ronda de Qualificação do SAD para a Aquisição de Equipamento Informático Medical Grade

22 Abril, 2021

A SPMS E.P.E. concluiu em fevereiro a 1.ª Ronda de Qualificação do Sistema de Aquisição Dinâmico (SAD) para a Aquisição de Equipamento Informático Medical Grade.

Este SAD vai vigorar por 4 anos, permitindo, durante este período, a apresentação de novas candidaturas por qualquer operador económico, potenciando, desta forma, a concorrência.

A aquisição de equipamentos informáticos com certificação Medical Grade revela-se de extrema importância para o Serviço Nacional de Saúde, considerando que garante a máxima segurança dos utentes e dos profissionais de saúde, seja ao nível da eficácia da sua higienização, seja ao nível da segurança e performance da interoperabilidade destes com outros equipamentos médicos, sobretudo no atual contexto pandémico mundial.

O sistema de aquisição dinâmico encontra-se estruturado da seguinte forma:

  • Categoria 1 – Computadores Fixos (All In One) – Lotes 1 a 72
  • Categoria 2 – Portáteis – Lotes 73 a 88
  • Categoria 3 – Tablets – Lotes 89 a 100
  • Categoria 4 – Periféricos – Lotes 101 a 109

Os equipamentos devem possuir as seguintes certificações:

  • EN60601-1 para a Categoria 1 – Computadores Fixos (All In One) e Categoria 4 – Periféricos (Monitores)
  • MIL-STD-810 para a Categoria 2 – Portáteis e Categoria 3 – Tablets
  • Certificação IP68 para a Categoria 4 – Periféricos (Ratos e Teclados)

SPMS na 24ª Reunião de Alto Nível da eHealth Network

5 Junho, 2023

No âmbito da cooperação em saúde digital na União Europeia (UE), a SPMS participou na 24ª Reunião de Alto Nível da eHealth Network (eHN), que decorreu nos dias 1 e 2 de junho, em Estocolmo, Suécia.  Cátia Pinto, coordenadora da SPMS, participou nesta reunião que teve como principal propósito a adoção de standards e guidelines […]

“Nascer + Cidadã e + Cidadão” lançado no Dia da Criança

1 Junho, 2023

“No Dia Mundial da Criança apresentamos o “Nascer + Cidadã e + Cidadão”, um projeto com maior inovação tecnológica, que permite reduzir o número de interações necessárias ao registo de nascimento”, referiu Sandra Cavaca, presidente da SPMS, na sessão que decorreu hoje, dia 1 de junho, no Centro Hospitalar de Setúbal.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.