Notícias

SPMS reforça suporte conceptual para o funcionamento de redes de dados em Portugal e traduz o Manual para uma Economia Equitativa de Dados da SITRA

29 Março, 2021

A utilização secundária de dados relacionados com a saúde é um pilar fundamental para a transformação digital dos sistemas de saúde. Dados robustos são a matéria-prima para modelos de análise avançados e Inteligência Artificial que permitirão melhorar a vigilância da saúde pública, a qualidade e a sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde.

Ecossistemas de partilha de dados têm maior oportunidade de criação de valor do que a abordagem tradicional da cadeia de valor. As partes de uma rede de dados podem aceder a dados e know-how mais diversificados e têm uma capacidade aumentada para escalar as operações rapidamente e reduzir custos.

O projeto IHAN® da SITRA é uma iniciativa finlandesa que estabelece as bases para uma economia de dados justa, na qual serviços digitais de sucesso são baseados na confiança mútua e criam valor para todos. Esses também são valores fundamentais para o ecossistema de dados de saúde.

O Manual de Regras para uma Economia Equitativa de Dados foi produzido como parte do projeto IHAN Economia equitativa de dados da SITRA. Este Manual disponibiliza um conjunto de ferramentas práticas para organizações pioneiras que desenvolvem a suas operações usando dados e criando novos produtos e serviços que respeitam os princípios de uma economia equitativa de dados.

O Manual de Regras para uma Economia Equitativa de Dados oferece modelos de contrato para facilitar a construção da rede de dados, modelos de código de conduta e outras ferramentas tornam mais fácil construir e integrar novas redes de dados que assentam na transparência da partilha de dados.

A tradução para o português visa promover boas práticas na partilha de dados, sendo parte do compromisso da SPMS com modelos de governação de dados de saúde assentes na confiança e criação de conhecimento assente na reutilização de dados no setor de saúde, que emerge da experiência conjunta de redes de dados multissectoriais.

A versão traduzida para português está disponível no website da SPMS e também no website da SITRA.

Informação adicional sobre o projeto IHAN da SITRA e a versão em inglês do documento disponíveis em https://www.sitra.fi/en/topics/fair-data-economy/ e https://www.sitra.fi/en/publications/rulebook-for-a-fair-data-economy/#download-the-rulebook.

Consulte a versão inglesa da notícia.

RULEBOOK_NOTICIA-01

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

25 Junho, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o […]

Digitalização melhora referenciação de utentes para a RNCCI

18 Junho, 2025

A SPMS e o Instituto de Informática da Segurança Social desmaterializaram o cálculo das taxas de comparticipação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), numa iniciativa conjunta que arrancou no dia 8 de maio. Desta forma, pretende-se melhorar a interoperabilidade entre os dois sistemas, reduzindo o esforço dos profissionais intervenientes, nomeadamente na transcrição dos […]

Portugal acima da média europeia na maturidade em Saúde Digital

17 Junho, 2025

Portugal destaca-se na maturidade em Saúde Digital com uma pontuação global de 88%, em 2024, superando a média da União Europeia (UE), fixada em 82,70%. Os dados constam no relatório “Década Digital 2025: Estudo de Indicadores de Saúde Digital”, do Digital Economy and Society Index (DESI) 2025. Portugal superou também o valor registado em 2023 (86%), […]

04_DESI_Portugal_Site_860x500
Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.