SNS 24 Balcão – Teleconsultas nas juntas de freguesia em destaque na SIC

9 Março, 2021

Realizar uma teleconsulta com o médico de família na Junta de Freguesia da Cumieira, Santa Marta de Penaguião, é possível através do balcão do SNS 24. Em funcionamento nesta localidade há cerca de um mês, foi o ponto de partida da reportagem transmitida nesta terça-feira, dia 9 de março, no “Primeiro Jornal” da SIC, intitulada “Teleconsultas em juntas de freguesia evitam deslocações e aglomerados nos centros de saúde”.

O SNS 24 Balcão resulta da criação de uma rede de parcerias, entre municípios, juntas de freguesia, Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e Administrações Regionais de Saúde (ARS). Com colaboradores devidamente habilitados, os balcões SNS 24 prestam apoio assistido ao cidadão, sobretudo a quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e a outros meios, condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde.

Através do SNS 24 Balcão, as pessoas evitam deslocações e encontram um acesso facilitado e próximo a vários serviços, como renovar receitas de medicamentos, consultar resultados de exames, aceder aos guias de tratamento, marcar consultas ou realizar uma teleconsulta através da RSE Live, a plataforma de telessaúde do SNS, disponibilizada pela SPMS.

As primeiras oito unidades do SNS 24 Balcão foram inauguradas em dezembro, seguindo-se a abertura de mais 23 já em 2021. Neste momento, há um total de 31 balcões a funcionar em 31 juntas de freguesia de oito municípios, designadamente de Vila Real, Guimarães, Alijó, Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião, Murça, Sabrosa e Fafe, inseridos na área da ARS do Norte.

Ao longo do ano, prevê-se a abertura de mais unidades em diferentes locais do país.

Pode ver a reportagem da SIC aqui.

Primeiro Balcão SNS 24 hospitalar nasce no IPO Porto

15 Dezembro, 2023

O vogal executivo da SPMS, Luís Miguel Ferreira, acompanhou o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, na inauguração do primeiro Balcão SNS 24 numa unidade hospitalar.

noticia_Inauguração Espaço Cidadão-Balcão SNS24 IPO Porto_3

Balcão SNS 24 Móvel inaugurado em Anadia

27 Setembro, 2023

O vogal executivo da SPMS, Luís Miguel Ferreira, acompanhou o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, na inauguração do Centro de Saúde de Anadia, de uma Unidade de Saúde Familiar e de um Balcão SNS 24 Móvel, no passado dia 25 de setembro. O Balcão SNS 24 funciona numa viatura preparada para atendimento de utentes em […]