SNS 24 Balcão – Inauguração de mais duas unidades

31 Março, 2021

Nesta quarta-feira, dia 31 de março, foram inauguradas mais duas unidades do SNS 24 Balcão, um espaço que visa facilitar o acesso dos cidadãos aos vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde. As primeiras oito unidades entraram em funcionamento em dezembro, seguindo-se a abertura de mais 23 já em 2021, todas inseridas na área de abrangência da Administração Regional de Saúde do Norte.

Com a abertura de duas novas unidades nas freguesias de Loureiro e na União de Freguesias de Adoufe e Vilarinho da Samardã, regista-se um total de 33 balcões a funcionar em 33 juntas de freguesia de nove municípios, designadamente de Vila Real, Guimarães, Alijó, Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião, Murça, Sabrosa, Fafe e Peso da Régua.

O SNS 24 Balcão resulta da criação de uma rede de parcerias, entre municípios, juntas de freguesia, Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e Administrações Regionais de Saúde (ARS). Com colaboradores devidamente habilitados, os balcões SNS 24 prestam apoio assistido ao cidadão, sobretudo a quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e a outros meios, condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do SNS, de forma eficiente e mais próxima dos cidadãos.

Esta iniciativa veio melhorar o acesso aos serviços de saúde digitais, evitando deslocações às unidades de saúde e permitindo que as pessoas possam, de uma forma segura e rápida, renovar receitas de medicamentos, consultar resultados de exames, aceder aos guias de tratamento, marcar consultas ou realizar uma teleconsulta através da RSE Live, a plataforma de telessaúde do SNS, disponibilizada pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Com o objetivo de servir melhor o cidadão, facilitar a prestação de serviços de forma remota e promover a literacia digital em saúde, traduz-se numa mais-valia para os utentes. O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro, realça que este “é um serviço que se enquadra nas prioridades da SPMS no que respeita à promoção da telessaúde”, salientando a importância de existirem mais unidades do SNS 24 Balcão no país, serviço “pensado a olhar para lá da situação da Covid-19”.

SNS24Balcao

Primeiro Balcão SNS 24 hospitalar nasce no IPO Porto

15 Dezembro, 2023

O vogal executivo da SPMS, Luís Miguel Ferreira, acompanhou o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, na inauguração do primeiro Balcão SNS 24 numa unidade hospitalar.

noticia_Inauguração Espaço Cidadão-Balcão SNS24 IPO Porto_3

Balcão SNS 24 Móvel inaugurado em Anadia

27 Setembro, 2023

O vogal executivo da SPMS, Luís Miguel Ferreira, acompanhou o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, na inauguração do Centro de Saúde de Anadia, de uma Unidade de Saúde Familiar e de um Balcão SNS 24 Móvel, no passado dia 25 de setembro. O Balcão SNS 24 funciona numa viatura preparada para atendimento de utentes em […]