Notícias

SNS 24 Balcão – Inauguração de mais duas unidades

31 Março, 2021

Nesta quarta-feira, dia 31 de março, foram inauguradas mais duas unidades do SNS 24 Balcão, um espaço que visa facilitar o acesso dos cidadãos aos vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde. As primeiras oito unidades entraram em funcionamento em dezembro, seguindo-se a abertura de mais 23 já em 2021, todas inseridas na área de abrangência da Administração Regional de Saúde do Norte.

Com a abertura de duas novas unidades nas freguesias de Loureiro e na União de Freguesias de Adoufe e Vilarinho da Samardã, regista-se um total de 33 balcões a funcionar em 33 juntas de freguesia de nove municípios, designadamente de Vila Real, Guimarães, Alijó, Mesão Frio, Santa Marta de Penaguião, Murça, Sabrosa, Fafe e Peso da Régua.

O SNS 24 Balcão resulta da criação de uma rede de parcerias, entre municípios, juntas de freguesia, Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e Administrações Regionais de Saúde (ARS). Com colaboradores devidamente habilitados, os balcões SNS 24 prestam apoio assistido ao cidadão, sobretudo a quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e a outros meios, condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do SNS, de forma eficiente e mais próxima dos cidadãos.

Esta iniciativa veio melhorar o acesso aos serviços de saúde digitais, evitando deslocações às unidades de saúde e permitindo que as pessoas possam, de uma forma segura e rápida, renovar receitas de medicamentos, consultar resultados de exames, aceder aos guias de tratamento, marcar consultas ou realizar uma teleconsulta através da RSE Live, a plataforma de telessaúde do SNS, disponibilizada pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Com o objetivo de servir melhor o cidadão, facilitar a prestação de serviços de forma remota e promover a literacia digital em saúde, traduz-se numa mais-valia para os utentes. O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro, realça que este “é um serviço que se enquadra nas prioridades da SPMS no que respeita à promoção da telessaúde”, salientando a importância de existirem mais unidades do SNS 24 Balcão no país, serviço “pensado a olhar para lá da situação da Covid-19”.

SNS24Balcao

Balcão SNS 24 | Mais de 100 unidades em funcionamento

7 Setembro, 2021

Na última semana, resultado da parceria entre a SPMS, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), os municípios de Póvoa de Varzim e de Vila do Conde e o Agrupamento dos Centros de Saúde de Póvoa de Varzim / Vila do Conde, entraram em funcionamento 44 novas unidades SNS 24.

SNS24 Balcão inaugura mais três unidades na região Norte

28 Maio, 2021

Três novos balcões SNS 24 são inaugurados nesta sexta-feira, dia 28 de maio, nos concelhos de Alijó, Vila Real e Barcelos. Com a abertura destes balcões, a região Norte passa a ter 46 unidades, em 45 freguesias, com a finalidade de facilitar o acesso aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde.

SNS24Balcao
Voltar
co-financiamento
leo. quis et, dolor. Phasellus venenatis Sed risus. ut
Voltar para o topo.