Notícias

SPMS integra Rede Nacional de CSIRT

14 Dezembro, 2020

A SPMS passou a integrar, desde esta segunda-feira, 14 de dezembro, a Rede Nacional de CSIRT (Computer Security Incident Response Team). A equipa de resposta a incidentes da SPMS (CSIRT SPMS) é o primeiro elemento do setor da Saúde em Portugal a fazer parte desta rede.

A Rede Nacional de CSIRT representa um fórum de resposta a ameaças e de partilha de informação operacional de cibersegurança em Portugal, constituído por equipas CSIRT dos sectores público e privado.

O CSIRT SPMS resulta do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, em que foi possível robustecer os processos e tecnologias que foram colocados à disposição de um número alargado de recursos humanos especializados, dedicados à área de cibersegurança e resposta a incidentes, de forma a fazer face, e assumir cada vez mais, uma atitude proativa às ameaças existentes do ciberespaço.

Tendo como missão a proteção das infraestruturas centrais de TI, que suportam os serviços aplicacionais internos da SPMS, bem como os sistemas de informação e comunicação providos às entidades do SNS, este reconhecimento é o corolário do trabalho que a SPMS tem vindo a desenvolver no contexto da cibersegurança.

A SPMS tem procurando robustecer o ecossistema de sistemas de informação da saúde (eSIS) de medidas de proteção, deteção, resposta e recuperação, fomentando, de igual forma, uma cultura de segurança e proteção, assente nos princípios de disponibilidade, integridade e confidencialidade.  

Para saber mais sobre o CSIRT SPMS, consulte:  https://www.spms.min-saude.pt/csirt-spms/

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.