Notícias

SPMS integra Rede Nacional de CSIRT

14 Dezembro, 2020

A SPMS passou a integrar, desde esta segunda-feira, 14 de dezembro, a Rede Nacional de CSIRT (Computer Security Incident Response Team). A equipa de resposta a incidentes da SPMS (CSIRT SPMS) é o primeiro elemento do setor da Saúde em Portugal a fazer parte desta rede.

A Rede Nacional de CSIRT representa um fórum de resposta a ameaças e de partilha de informação operacional de cibersegurança em Portugal, constituído por equipas CSIRT dos sectores público e privado.

O CSIRT SPMS resulta do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, em que foi possível robustecer os processos e tecnologias que foram colocados à disposição de um número alargado de recursos humanos especializados, dedicados à área de cibersegurança e resposta a incidentes, de forma a fazer face, e assumir cada vez mais, uma atitude proativa às ameaças existentes do ciberespaço.

Tendo como missão a proteção das infraestruturas centrais de TI, que suportam os serviços aplicacionais internos da SPMS, bem como os sistemas de informação e comunicação providos às entidades do SNS, este reconhecimento é o corolário do trabalho que a SPMS tem vindo a desenvolver no contexto da cibersegurança.

A SPMS tem procurando robustecer o ecossistema de sistemas de informação da saúde (eSIS) de medidas de proteção, deteção, resposta e recuperação, fomentando, de igual forma, uma cultura de segurança e proteção, assente nos princípios de disponibilidade, integridade e confidencialidade.  

Para saber mais sobre o CSIRT SPMS, consulte:  https://www.spms.min-saude.pt/csirt-spms/

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

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