Notícias

SPMS e DGS distinguidas com o projeto “Self-Report&TraceCovid-19” em programa de reconhecimento internacional

15 Dezembro, 2020

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) foram distinguidas pela Federação Internacional dos Hospitais (International Hospital Federation-IHF), no âmbito do combate à pandemia, com o projeto “Self-Report&TraceCovid-19”.

No concurso ‘Programa de Reconhecimento da Resposta à COVID-19’ (‘IHF Beyond the Call of Duty for COVID-19’), a SPMS e a DGS foram duas das entidades vencedoras do Serviço Nacional de Saúde. Ao todo, foram 13 as entidades do SNS distinguidas pela IHF que, nesta terça-feira, 15 de dezembro, recebem um certificado “Beyond the Call of Duty for COVID-19″.

Self-Report&TraceCovid-19 tem sido uma ferramenta fundamental no suporte à abordagem das pessoas com suspeita e confirmação de infeção por SARS-CoV-2 e seus contactos, apoiando diariamente a prestação de cuidados de saúde no âmbito da pandemia COVID-19 e a intervenção das autoridades de saúde e equipas de saúde pública.

Desde abril, já se registaram 2 milhões e 735 mil utentes na plataforma, monitorizados por mais de 15 mil profissionais de saúde. Mais de 132 mil utentes (132.710) em isolamento reportaram a evolução do seu estado de saúde através do “Registar Sintomas”. O auto-reporte é efetuado diariamente num formulário digital.

Esta ferramenta tem provado ser uma mais-valia na gestão diária de resposta à pandemia, permitindo, por um lado, apoiar a vigilância dos utentes e, por outro, aliviar a pressão da COVID-19 no SNS, reduzir o esforço e tempo despendidos nas vigilâncias por parte dos profissionais de saúde e evitar a exposição desnecessária dos mesmos ao vírus. Desde junho, foram submetidas mais de 521 mil auto-vigilâncias, o que se traduz numa poupança de cerca de 50 mil horas de trabalho, ao longo destes meses.

O reconhecimento é agora mundial.  A distinção resulta da análise de um júri internacional composto por 16 especialistas do setor de saúde, entre os quais o presidente da direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar-APDH, membro da IHF.

Mais de 100 instituições de 28 países obtiveram este reconhecimento porque “proactivamente colocaram em prática respostas ou ações organizacionais de excelência e com caráter inovador no combate à pandemia COVID-19, a nível regional ou nacional”.

Esta é a terceira vez que o modelo desenvolvido pela DGS e pela SPMS é distinguido. Em novembro, o projeto recebeu a segunda menção honrosa na 7ª edição de Prémios Healthcare Excellence e, já este mês, foi finalista do prémio IPPS – ISCTE Políticas de Saúde – Categoria Administração Central.

O projeto constitui uma aposta inovadora de telemonitorização e telemedicina, implementada em tempo recorde durante uma Emergência de Saúde Pública. Este modelo inovador foi elaborado com base na norma 004/2020 da DGS, que estabelece os procedimentos a adotar na abordagem ao doente com suspeita ou infeção por SARS-CoV-2.

Para saber mais sobre o reconhecimento mundial, pode consultar: https://www.ihf-fih.org/beyond-the-call-of-duty-for-covid-19/organizations/.

self_Report_tracecovid_dgs_spms_ihf

Vacina Covid-19 I Mais de 78 milhões de mensagens enviadas em 2 anos

30 Janeiro, 2023

A primeira convocatória para a vacina contra a Covid-19, através de mensagens (SMS) do número 2424, foi enviada no dia 29 de janeiro de 2021. Nestes dois anos, mais de 78 milhões de SMS, exclusivamente de agendamento, foram enviadas para os utentes elegíveis para vacinação em cada fase do processo.

banner termos e condiçoes app sns 24

“As eHealth Sessions são uma aposta ganha”

28 Janeiro, 2023

“Tem sido uma experiência muito interessante”, frisou Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS, na abertura da quarta e última eHealth Sessions, que decorreu no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), na manhã do dia 27 de janeiro.

Acordo-Quadro 2022/10 – Para Fornecimento de Material de Penso de Efeito Terapêutico

27 Janeiro, 2023

A SPMS, EPE publicou o Concurso Público Internacional para a formação do Acordo-Quadro CP 2022/10 – Para fornecimento de Material de Penso de Efeito Terapêutico, que entrou em vigor no dia 26 de janeiro. Este acordo-quadro inclui vários tipos de penso e materiais, cujo efeito terapêutico no tratamento de feridas promove e otimiza a sua […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.