Notícias

SPMS e DGS distinguidas com o projeto “Self-Report&TraceCovid-19” em programa de reconhecimento internacional

15 Dezembro, 2020

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) foram distinguidas pela Federação Internacional dos Hospitais (International Hospital Federation-IHF), no âmbito do combate à pandemia, com o projeto “Self-Report&TraceCovid-19”.

No concurso ‘Programa de Reconhecimento da Resposta à COVID-19’ (‘IHF Beyond the Call of Duty for COVID-19’), a SPMS e a DGS foram duas das entidades vencedoras do Serviço Nacional de Saúde. Ao todo, foram 13 as entidades do SNS distinguidas pela IHF que, nesta terça-feira, 15 de dezembro, recebem um certificado “Beyond the Call of Duty for COVID-19″.

Self-Report&TraceCovid-19 tem sido uma ferramenta fundamental no suporte à abordagem das pessoas com suspeita e confirmação de infeção por SARS-CoV-2 e seus contactos, apoiando diariamente a prestação de cuidados de saúde no âmbito da pandemia COVID-19 e a intervenção das autoridades de saúde e equipas de saúde pública.

Desde abril, já se registaram 2 milhões e 735 mil utentes na plataforma, monitorizados por mais de 15 mil profissionais de saúde. Mais de 132 mil utentes (132.710) em isolamento reportaram a evolução do seu estado de saúde através do “Registar Sintomas”. O auto-reporte é efetuado diariamente num formulário digital.

Esta ferramenta tem provado ser uma mais-valia na gestão diária de resposta à pandemia, permitindo, por um lado, apoiar a vigilância dos utentes e, por outro, aliviar a pressão da COVID-19 no SNS, reduzir o esforço e tempo despendidos nas vigilâncias por parte dos profissionais de saúde e evitar a exposição desnecessária dos mesmos ao vírus. Desde junho, foram submetidas mais de 521 mil auto-vigilâncias, o que se traduz numa poupança de cerca de 50 mil horas de trabalho, ao longo destes meses.

O reconhecimento é agora mundial.  A distinção resulta da análise de um júri internacional composto por 16 especialistas do setor de saúde, entre os quais o presidente da direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar-APDH, membro da IHF.

Mais de 100 instituições de 28 países obtiveram este reconhecimento porque “proactivamente colocaram em prática respostas ou ações organizacionais de excelência e com caráter inovador no combate à pandemia COVID-19, a nível regional ou nacional”.

Esta é a terceira vez que o modelo desenvolvido pela DGS e pela SPMS é distinguido. Em novembro, o projeto recebeu a segunda menção honrosa na 7ª edição de Prémios Healthcare Excellence e, já este mês, foi finalista do prémio IPPS – ISCTE Políticas de Saúde – Categoria Administração Central.

O projeto constitui uma aposta inovadora de telemonitorização e telemedicina, implementada em tempo recorde durante uma Emergência de Saúde Pública. Este modelo inovador foi elaborado com base na norma 004/2020 da DGS, que estabelece os procedimentos a adotar na abordagem ao doente com suspeita ou infeção por SARS-CoV-2.

Para saber mais sobre o reconhecimento mundial, pode consultar: https://www.ihf-fih.org/beyond-the-call-of-duty-for-covid-19/organizations/.

self_Report_tracecovid_dgs_spms_ihf

7.º Aniversário do SNS 24 celebrado com iniciativa na Praia de Carcavelos

24 Julho, 2024

Assinala-se hoje o 7.º aniversário do SNS 24, serviço que se tornou a porta de entrada para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), em Portugal. Para celebrar esta data, a SPMS realizou, durante a manhã, uma ação de divulgação dos canais SNS 24 na Praia de Carcavelos, onde procurou sensibilizar os banhistas e visitantes da […]

Projetos da SPMS debatidos no eHealth Forum

23 Julho, 2024

O eHealth Forum, iniciativa promovida pela SPMS, realizou-se no Auditório Principal dos Hospitais da Universidade de Coimbra, nesta terça-feira, dia 23 de julho. Com a finalidade de fomentar a partilha de conhecimentos e experiências entre profissionais envolvidos e mobilizadores de processos de transformação digital na saúde, o evento contou com uma centena de profissionais das […]

ehealth forum - Sandra Cavaca

Consulta Pública – Registo de Saúde Eletrónico Único

23 Julho, 2024

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) está a trabalhar na construção do Registo de Saúde Eletrónico Único (RSEu). Para o efeito, estão já em consulta pública os primeiros guias de implementação, que vão permitir a partilha de informação de registos de vacinação, alergias e intolerâncias. O RSEu, enquanto meio digital de partilha […]

Registo de Saúde Eletrónico Único (RSEu)
Voltar
Voltar para o topo.