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Inauguração do SNS 24 Balcão, um novo espaço para o cidadão aceder aos serviços digitais de saúde

23 Dezembro, 2020

O SNS 24 Balcão é um novo espaço para facilitar o acesso dos cidadãos aos vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, de forma rápida, mais próxima e segura.

Este “é um serviço que se enquadra nas prioridades da SPMS no que respeita à promoção da telessaúde”, destacou Luís Goes Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, na cerimónia de assinatura de protocolos realizada na Câmara Municipal de Vila Real, ontem, dia 22 de dezembro. Seguiu-se uma cerimónia idêntica na Câmara Municipal de Guimarães.

As cerimónias foram presididas pelo Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, contando com as presenças do Secretário de Estado da Mobilidade e Ação Climática, Eduardo Pinheiro, do Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Carlos Nunes, do Presidente do Conselho de Administração da SPMS e dos autarcas dos municípios e algumas freguesias de Vila Real e de Guimarães.

O Secretário de Estado da Saúde destacou a importância deste tipo de iniciativas que aproximam os cidadãos dos serviços de saúde e vêm melhorar o acesso, algo que é uma prioridade para o Ministério da Saúde. Acesso esse entendido como mais e melhor saúde, mas também como serviços mais eficientes.

O SNS 24 Balcão resulta da criação de uma rede de parcerias, envolvendo, para já, municípios, juntas de freguesia e Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES). Estas entidades parceiras passam a disponibilizar, nas suas instalações, um SNS 24 Balcão com colaboradores devidamente habilitados para prestar apoio assistido ao cidadão. Tornando-se, assim, mais uma porta de entrada para o SNS, para aqueles que têm pouca literacia digital, não têm acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e a outros meios, condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do SNS, que, em muitos casos, já se encontram disponíveis na Área do Cidadão do Registo de Saúde Eletrónico.

Ontem, foram firmados os primeiros protocolos com os municípios e sete freguesias da área de abrangência do ACES Marão e Douro Norte (Alijó – Freguesia de Sanfins do Douro; Mesão Frio – Freguesia de Vila Marim; Murça – Freguesia de Jou; Peso da Régua – União das Freguesias de Galafura e Covelinhas; Sabrosa – Freguesia de S. Martinho de Anta e Paradela de Guiães; Santa Marta de Penaguião – Freguesia da Cumieira; Vila Real – Junta Freguesia de Mouçós e Lamares) e, no âmbito do ACES do Alto Ave, foi assinado o protocolo com o Município de Guimarães e a Junta de Freguesia de Brito.

Diogo Serras Lopes considerou importante continuar a apostar em iniciativas como esta, que continuem para além da pandemia e que é fundamental que continuem a acontecer, principalmente em regiões mais interiores. Sublinhou também a importância da cooperação com as autarquias, entidades que têm sido fundamentais no combate à pandemia.

O SNS 24 Balcão pretende, por um lado, facilitar e melhorar o acesso à prestação de serviços à distância e, por outro, evitar deslocações às unidades de saúde, o que se traduz numa mais-valia para os utentes, sobretudo no atual contexto de pandemia. As vantagens são muitas, desde marcar consultas, renovar receitas de medicamentos, realizar uma teleconsulta, consultar resultados de exames, aceder aos guias de tratamento, avaliar sintomas, entre outras.

Os dirigentes visitaram a Junta de Freguesia de Mouçós e Lamares, em Vila Real, e a Junta de Freguesia de Brito em Guimarães, onde assistiram a uma demonstração de alguns dos serviços prestados no SNS 24 Balcão.

O Presidente da SPMS referiu a possibilidade de um cidadão realizar uma teleconsulta com o seu médico de família na junta de freguesia, como a grande novidade deste serviço. As teleconsultas são realizadas através da RSE Live, a plataforma de telessaúde do SNS, disponibilizada pela SPMS.

Luís Goes Pinheiro realçou a importância de existirem mais unidades de SNS24 Balcão no país, para que os cidadãos encontrem um acesso facilitado aos serviços digitais de saúde. SNS 24 Balcão foi “pensado a olhar para lá da situação da COVID-19”, com o objetivo de servir melhor o cidadão, facilitar a prestação de serviços de saúde de forma remota e promover a literacia digital em saúde.

SNS 24 | Um ano de atendimento por videochamada aos cidadãos surdos

21 Abril, 2021

Assinala-se hoje, dia 21 de abril, o primeiro ano de funcionamento no SNS 24 da plataforma de atendimento por videochamada destinada aos cidadãos surdos. O serviço resulta de uma parceria entre a SPMS, E.P.E, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. e a Federação Portuguesa das Associações de Surdos.

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