SClínico Hospitalar nos Serviços de Urgência da ULS da Guarda

19 Novembro, 2020

A implementação do módulo de urgência do SClínico Hospitalar na Unidade Local de Saúde da Guarda (Hospital Sousa Martins – Guarda, Hospital Nossa Senhora da Assunção – Seia e SUB de Vila Nova de Foz Côa) arrancou no dia 17 de novembro.

A SPMS, em articulação com esta entidade hospitalar e respetivos fornecedores, concluiu o processo de migração com sucesso.

O SClínico Hospitalar já era uma realidade nas diferentes áreas de prestação de cuidados de saúde hospitalares: Internamento, Consulta Externa, Bloco e Hospital de Dia. A extensão aos três serviços de urgência, em substituição do anterior sistema, vem permitir ganhos substanciais ao nível do aproveitamento de recursos e poupanças financeiras.

A ULSG dispõe, agora, de uma aplicação única, comum a todos os prestadores de cuidados, em todos os âmbitos e centrada no utente.

O acesso à informação clínica do utente, a utilização e partilha dos dados com os profissionais de saúde das diversas áreas, bem como a sistematização dos mesmos, permitirá a uniformização de práticas e a recolha de informação a nível nacional, contribuindo, desta forma, para um melhor acompanhamento e prestação de cuidados de saúde ao cidadão.

Com a utilização do módulo de Triagem do SClínico Hospitalar certificado, de acordo com as normas emanadas pelo Grupo Português de Triagem e a possibilidade de utilização do BI SClínico Hospitalar, a instituição passa, também, a estar dotada de ferramentas robustas para o acompanhamento e garantia de qualidade do serviço prestado aos utentes da ULSG.

A SPMS, em colaboração com os hospitais, tem impulsionado a partilha de recursos, a interação e envolvimento de diferentes entidades do Serviço Nacional de Saúde, cumprindo as orientações da tutela, bem como a prossecução de sinergias entre instituições hospitalares.

Um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no IPOC

24 Setembro, 2020

Assinala-se, hoje, um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC). O SONHO/SClínico permitiu a consolidação da informação clínica e administrativa numa estrutura segura e organizada, com acesso imediato dentro e fora do IPO de Coimbra.

Norma Técnica – Disponibilização de Informação das Camas de Cuidados Intensivos e Intermédios

26 Fevereiro, 2020

A gestão de camas é uma questão inerente à eficiência hospitalar. Os hospitais, além da sua função principal de tratar doentes, têm que assegurar o acolhimento, com especial atenção para um contexto de cuidados intensivos. A cama hospitalar é reconhecida como um fator produtivo para um resultado positivo, fazendo assim parte da função-custo, a qual se pretende otimizar para providenciar cuidados de saúde eficientes.

cama