Um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no IPOC

24 Setembro, 2020

Assinala-se, hoje, um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC). O SONHO/SClínico permitiu a consolidação da informação clínica e administrativa numa estrutura segura e organizada, com acesso imediato dentro e fora do IPO de Coimbra.

Neste processo, a SPMS, EPE assegurou a mudança e a instalação, com sucesso, de vários sistemas informáticos, contando sempre com o apoio das equipas técnicas e do Conselho de Administração do IPOC.

Tratou-se de uma operação complexa e de grande risco, pois o sistema base desta entidade hospitalar não era a primeira versão SONHO, mas sim um software privado.

Num projeto desta dimensão foram consideradas as diferentes vertentes, nomeadamente a gestão da mudança, migração de dados provenientes de base de dados de tecnologias e arquiteturas completamente diferentes, testes, formações dos profissionais clínicos e administrativos, integrações com os diferentes sistemas de informação e renovação de postos de trabalho.

A atualização permitiu uma melhoria das condições de trabalho dos profissionais e informação constante no processo clínico eletrónico dos doentes, para além de uma evolução tecnológica dos atuais sistemas de informação do SNS.

Este projeto de migração garantiu, também, uma melhor fiabilidade, escalabilidade e segurança dos sistemas, traduzindo-se numa melhoria significativa da informação constante no processo clínico eletrónico dos doentes.

Neste caso, criou-se a oportunidade de dar um passo importante no caminho da uniformização de processos e na integração da informação clínica nos vários âmbitos, de modo a aumentar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes do Instituto Português de Oncologia de Coimbra.

Marcos que só foram possíveis com o trabalho conjunto e coordenado das equipas técnicas, bem como todo o envolvimento dos recursos humanos do IPOC e da SPMS. Parabéns ao IPOC por este marco!

Norma Técnica – Disponibilização de Informação das Camas de Cuidados Intensivos e Intermédios

26 Fevereiro, 2020

A gestão de camas é uma questão inerente à eficiência hospitalar. Os hospitais, além da sua função principal de tratar doentes, têm que assegurar o acolhimento, com especial atenção para um contexto de cuidados intensivos. A cama hospitalar é reconhecida como um fator produtivo para um resultado positivo, fazendo assim parte da função-custo, a qual se pretende otimizar para providenciar cuidados de saúde eficientes.

cama

Sessões de esclarecimento sobre SONHO-Faturação

26 Fevereiro, 2020

Nas últimas semanas, a SPMS promoveu, para diversas entidades hospitalares, um conjunto de sessões de esclarecimento no âmbito da Faturação Hospitalar e, em particular, sobre o módulo de faturação do SONHO.