Gestão e Planeamento

BI CSP – Bilhete de Identidade dos Cuidados de Saúde Primários

O BI CSP disponibiliza informação que permite caracterizar e monitorizar todas as Unidades Funcionais dos CSP, qualificando o seu desempenho de forma integradora e multidimensional, contribuindo assim para o seu desenvolvimento e melhoria contínua sustentada. 

Este projeto está integrado na plataforma SIM@SNS (que agrega dados do SNS a uma escala nacional) nas suas duas vertentes: a de cuidados de saúde primários; a componente dos dados hospitalares, para incluir estes dados no modelo do acesso do BICSP, com uma monitorização dos dados de utentes nas várias tipologias de cuidados. 

O BI CSP é constituído por três componentes: 

  • Portal com acesso público e acesso autenticado; 
  • Ferramenta para a exploração da informação; 
  • Ferramenta para a criação e monitorização dos planos de ação, no âmbito da contratualização dos CSP.

Fruto do investimento tecnológico no SNS e da crescente necessidade de informação das entidades e profissionais, existem hoje um conjunto de sistemas de BI na SPMS que consolidam e centralizam os dados da atividade clínica e administrativa de grande parte das unidades prestadoras de cuidados, no âmbito do SNS. 

Tendo como princípio a gestão criteriosa e a eficiência na utilização dos recursos da saúde, entende-se obrigatória o recurso aos DW existentes no SNS, evoluindo os mesmos, indo assim ao encontro dos requisitos do cliente. Neste contexto, foi identificado que o ecossistema SIM@SNS, reunia condições suficientes para alavancar a componente do BI solicitada no projeto BI CSP, dadas as suas caraterísticas. o desenvolvimento de indicadores de contratualização e um desenvolvimento direcionado para a integração de dados com outras fontes, nomeadamente o Plano de Ação das Unidades Funcionais. 

A componente dos dados hospitalares decorreu da necessidade de incluir este tipo de dados no modelo de dados do acesso do BICSP, com uma monitorização dos dados de utentes nas várias tipologias de cuidados. 

Voltar
Voltar para o topo.