Notícias

SPMS parceira em Programa de Aceleração Tecnológica na Saúde

24 Junho, 2020

Vai ser lançado na quinta-feira, dia 25 de junho , um projeto que pretende capacitar todos os profissionais do Serviço Nacional de Saúde para a utilização de ferramentas digitais.  

Criado pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), em parceria com a SPMS, o Programa de Aceleração Tecnológica na Saúde «aposta na partilha de conhecimento e boas práticas, como forma de capacitar todos os intervenientes na área da saúde para a utilização das ferramentas digitais», referem os promotores da iniciativa.  

«O contexto da Covid-19 trouxe uma oportunidade única de acelerar a utilização da telemedicina como forma de combater, não só as consultas perdidas, mas também de cumprir as listas de espera e os tempos de resposta para consultas», sublinham.

Segundo dados do Portal da Transparência do SNS, as consultas de telemedicina aumentaram cerca de 35% entre janeiro e abril deste ano relativamente ao período homólogo de 2019, e só no mês de abril de 2020, aumentaram cerca de 50% face ao mesmo período do ano passado.  

O projeto é dirigido a todos os hospitais e agrupamentos de centros de saúde do SNS e a todos os profissionais de saúde e de gestão e contempla uma componente formativa com módulos segmentados e dirigidos a cada público-alvo.

Para o presidente da APAH, Alexandre Lourenço, «este é o momento certo para reforçar a aposta na telessaúde».

«A pandemia impôs a utilização imediata destes recursos e, por isso, é urgente dotar todos os intervenientes das ferramentas necessárias para que possam ser utilizadas de uma forma eficaz e efetiva. As boas práticas têm que ser partilhadas, de modo a que as mais-valias sejam claras para todos», afirma Alexandre Lourenço.

Por seu turno, o Presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, afirma que «o contexto atual impõe a criação de sinergias efetivas entre os atores da saúde, que permitam tirar proveito da capacidade instalada e potenciar a partilha de informação e conhecimento entre os diferentes profissionais».

Neste âmbito, sublinha Goes Pinheiro, «a tecnologia atuará como um dinamizador do encontro entre os profissionais de saúde e os cidadãos, contribuindo para a prestação de cuidados de qualidade e para a essencial equidade no acesso aos mesmos».

O programa é composto por duas mesas-redondas digitais, uma das quais visa «potenciar a colaboração em rede» e a outra «aumentar a proximidade através da telessaúde».

A segunda vertente do projeto envolve a «disponibilização, em acesso universal, na Academia Digital APAH de Programas de formação e-learning» para dotar os profissionais das ferramentas necessárias para potenciar o trabalho colaborativo e otimizar a proximidade com o cidadão através da telessaúde.

O projeto conta com o apoio da Novartis e da Microsoft, como parceiro técnico.

Temas

Banner Consultoria Jurídica

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.