Notícias

SPMS promove primeiro Webinar SICC SNC-AP

22 Maio, 2020

A SPMS realizou o primeiro Webinar SICC SNC-AP, que decorreu no passado dia 20 de maio. Este webinar possibilitou a partilha de conhecimento e experiências entre os diferentes profissionais da área financeira, auditoria e planeamento das entidades de Saúde.

Contando com a participação de 295 profissionais de 49 organismos do SNS, este evento teve uma audiência média de 210 ligações ativas, em simultâneo, tendo sido dividido em duas sessões.

A primeira sessão, que decorreu no período da manhã, teve como objetivo partilhar o ponto de situação do projeto, assim como as novas funcionalidades da solução informática centralizada SICC SNC-AP. A sessão da tarde focou-se no processo de encerramento de contas 2019, no novo normativo contabilístico SNC-AP.

O SICC – Sistema de informação Centralizado de Contabilidade e Gestão Financeira é um módulo informático centralizado financeiro, que tem como objetivo principal a recolha de informação contabilística e de gestão económica financeira, visando o reporte de peças e mapas definidos pelo normativo contabilístico, em vigor.

Neste contexto, a solução informática centralizada para o SNS permite a execução de registos na ótica de Contabilidade Orçamental, Financeira e de Gestão consagrando os princípios contabilísticos do novo normativo contabilístico SNC- AP e possibilitando a produção de mapas e reportes S3CP, definidos legalmente pela UNILEO, assim como informação para a Direção-Geral do Orçamento, Tribunal de Contas, ACSS, IP, entre outras entidades.

O evento do dia 20 de maio teve também o objetivo de avaliar outras formas e ferramentas de comunicação, para futuras ações de formação, tendo sido considerado uma mais-valia, principalmente na atual conjuntura que o país atravessa.

Temas

|

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.