SPMS promove primeiro Webinar SICC SNC-AP

22 Maio, 2020

A SPMS realizou o primeiro Webinar SICC SNC-AP, que decorreu no passado dia 20 de maio. Este webinar possibilitou a partilha de conhecimento e experiências entre os diferentes profissionais da área financeira, auditoria e planeamento das entidades de Saúde.

Contando com a participação de 295 profissionais de 49 organismos do SNS, este evento teve uma audiência média de 210 ligações ativas, em simultâneo, tendo sido dividido em duas sessões.

A primeira sessão, que decorreu no período da manhã, teve como objetivo partilhar o ponto de situação do projeto, assim como as novas funcionalidades da solução informática centralizada SICC SNC-AP. A sessão da tarde focou-se no processo de encerramento de contas 2019, no novo normativo contabilístico SNC-AP.

O SICC – Sistema de informação Centralizado de Contabilidade e Gestão Financeira é um módulo informático centralizado financeiro, que tem como objetivo principal a recolha de informação contabilística e de gestão económica financeira, visando o reporte de peças e mapas definidos pelo normativo contabilístico, em vigor.

Neste contexto, a solução informática centralizada para o SNS permite a execução de registos na ótica de Contabilidade Orçamental, Financeira e de Gestão consagrando os princípios contabilísticos do novo normativo contabilístico SNC- AP e possibilitando a produção de mapas e reportes S3CP, definidos legalmente pela UNILEO, assim como informação para a Direção-Geral do Orçamento, Tribunal de Contas, ACSS, IP, entre outras entidades.

O evento do dia 20 de maio teve também o objetivo de avaliar outras formas e ferramentas de comunicação, para futuras ações de formação, tendo sido considerado uma mais-valia, principalmente na atual conjuntura que o país atravessa.

Teleconsulta de Cardiologia disponível em Arouca com plataforma da SPMS

6 Outubro, 2022

A SPMS é responsável pelo desenvolvimento e disponibilização da Live, plataforma que permitiu o arranque das teleconsultas de Cardiologia no Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV) - Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, há já um ano. A partir deste mês de outubro, a teleconsulta de Cardiologia passa a funcionar com regularidade neste centro hospitalar.

Projeto da SPMS é finalista do Prémio HINTT 2022

4 Outubro, 2022

A SPMS é uma das 10 finalistas da 6ª edição dos Prémios HINTT, com o projeto SARA- Sistema de Atendimento e Resposta Ágil. Desenvolvido pela SPMS, o SARA visa agilizar o atendimento nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde, sobretudo nos cuidados de saúde primários. Atualmente, está presente em mais de 530 unidades.