Notícias

SNS 24 reforça capacidade de resposta no atendimento ao cidadão e disponibiliza informações no site

5 Março, 2020

No âmbito da epidemia pelo novo coronavírus (COVID-19), o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 reforçou a capacidade de resposta tendo, até à data, 1 000 enfermeiros que trabalham por escalas. No atendimento em simultâneo estão cerca de 130 a 150 profissionais e toda a equipa está preparada para responder a contactos relacionados com o COVID-19.

Em média, o SNS 24 atende mais de 90% das chamadas em menos de 20 segundos. Trata-se de um serviço cuja procura varia ao longo do dia, podendo existir picos de afluência em que o tempo de espera poderá ser superior aos 20 segundos. A título de exemplo, a 2 de março, dia em que foram confirmados os dois primeiros casos de COVID-19 em Portugal, registou-se uma maior procura aos serviços do SNS 24.

Das 3 209 chamadas, 913 foram para esclarecer dúvidas sobre a doença e 2 296 chamadas de triagem relacionadas com queixas ou problemas de tosse, orofaringe, síndrome gripal, problema respiratório, alteração da temperatura, problema por asma ou pieira. É precisamente esta sintomatologia que a Direção-Geral da Saúde (DGS) considera adequada para se realizar o despiste de infeção por COVID-19. O SNS 24 cumpre o protocolo clínico adequado e definido pela DGS e, se necessário, ativa a Linha de Apoio ao Médico que avalia a situação clínica de cada pessoa.

No caso de um cidadão que não apresente sintomatologia, mas tenha estado em contacto com uma pessoa infetada por COVID-19, após contactar o SNS 24 deverá aguardar pelo contacto do delegado de saúde da sua região, que realizará um acompanhamento ativo, bem como a vigilância dos sintomas. É fundamental que todos os cidadãos adotem medidas de prevenção e proteção e, em caso de dúvida ou surgimento de sintomas, devem sempre contactar o SNS 24 – 808 24 24 24.

O SNS 24 também disponibiliza conteúdos informativos validados pela DGS sobre o COVID-19 no seu site www.sns24.gov.pt.

Temas

|

call center SNS 24

Primeira reunião da SPMS como vice-presidente da Global Digital Health Partnership

21 Junho, 2024

Portugal, representado pela SPMS, é vice-presidente da Global Digital Health Partnership (GDHP), a mais destacada organização intergovernamental da área da saúde digital, desde finais de 2023. Foi como vice-presidente que a SPMS participou na 13.ª edição da GDHP, que decorreu em Viena, na Áustria, nos dias 18 a 20 de junho. Cátia Pinto, gestora do Núcleo […]

SPMS recebe prémio internacional para melhor campanha de marketing

13 Junho, 2024

“Foi com grande satisfação que vimos este reconhecimento internacional, que é um incentivo a continuar o trabalho em prol do aumento da literacia em saúde dos cidadãos, com verdade, autenticidade e proximidade”, realçou Sandra Cardoso, diretora de Comunicação e Relações Públicas da SPMS, ao receber o prémio pela Campanha “Ligue Antes, Salve Vidas”, ontem, 12 […]

Voltar
Voltar para o topo.