Notícias

SNS 24 recebe visita do Primeiro-Ministro

2 Março, 2020

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, SNS 24, foi visitado, na tarde de hoje, pelo Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhado pela Ministra da Saúde, Marta Temido, pelo Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e pelo Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, Henrique Martins.

Para responder ao aumento da procura devido ao COVID-19, o SNS 24 preparou-se e reforçou a sua capacidade, tendo, neste momento, 1 000 enfermeiros que trabalham por escalas e em acumulação de funções. Destes e, em momento de pico, o SNS 24 tem 130 a atender chamadas em simultâneo. Adicionalmente e, consoante a necessidade, pode aumentar a capacidade até 150 enfermeiros no atendimento de chamadas.

Desde o dia 25 de janeiro, o SNS 24 recebeu mais de 5 300 chamadas para esclarecimento de dúvidas especificamente sobre o COVID-19. Registou mais de 57.200 chamadas de triagem, sendo ativados os algoritmos possíveis de despiste de COVID-19 (tosse, problemas na orofaringe, síndrome gripal, problemas respiratórios, alteração da temperatura, problema por asma/pieira), das quais menos de 200 foram encaminhadas para a Linha de Apoio ao Médico para validação.

O SNS 24 também disponibiliza, no seu site, conteúdos informativos para o cidadão (validados pela Direção-Geral da Saúde) sobre o COVID-19, nomeadamente:

  • informações gerais sobre o COVID-19 (o que é?, quais os sintomas?, como se transmite?, entre outras)
  • as medidas preventivas da infeção por COVID-19 (medidas de prevenção à população geral, o que deve ser feito após o regresso de viagem, com sintomas e sem sintomas, entre outras questões
  • as recomendações indicadas para os viajantes.
  • Toda a informação está disponível no site www.sns24.gov.pt

Durante a visita, António Costa deixou claro que “o SNS 24 está a cumprir a sua missão”, insistindo na mensagem de que, em caso de dúvidas ou sintomas, é determinante ligar para o número 808242424.

Temas

|

DE-SNS destaca papel da SPMS na reforma das ULS

28 Fevereiro, 2024

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, destacou o papel da SPMS na reforma das Unidades Locais de Saúde (ULS), durante a cerimónia de apresentação do projeto “Implementação, Desenvolvimento e Monitorização das ULS”, que contou com a presença de Nuno Costa, vogal executivo da SPMS. No auditório do Infarmed – Autoridade Nacional […]

Voltar
Voltar para o topo.