Notícias

Processo de Requisição de Acesso Remoto à RIS (VPN)

10 Março, 2020

No seguimento do plano de contingência nacional relacionado com o novo Coronavírus (COVID-19), a SPMS, EPE, enquanto entidade responsável pelos sistemas de informação do setor da Saúde, tem recebido diversos pedidos de entidades e organismos do Ministério da Saúde que pretendem requisitar o acesso remoto à RIS – Rede Informática da Saúde, através de VPN, para teletrabalho.

Este aumento de pedidos surgiu no âmbito do Despacho n.º2836-A/2020, publicado em Diário da República a 2 de março, que ordena aos empregadores públicos a elaboração de um plano de contingência alinhado com as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde, para prevenção e controlo de infeção pelo COVID-19. O recurso ao mecanismo do teletrabalho representa um dos procedimentos alternativos, o qual só deverá ser afastado por razões imperiosas de interesse público.

Neste contexto, e numa lógica de cooperação com todas as entidades do Serviço Nacional de Saúde e organismos do Ministério da Saúde, promoção da sustentabilidade e agilização de fluxos, a SPMS, EPE reforça a divulgação sobre o regulamento de utilização da Infraestrutura da RIS, as suas condições de acesso e utilização, para efeitos de manutenção remota de equipamentos e aplicações pela instituição de Saúde, bem como o modelo de acordo de utilização que se encontram disponíveis aqui .

Adicionalmente, a SPMS reserva-se no direito de monitorizar os acessos realizados por VPN, única e exclusivamente, para questões de controlo e racionalização desses mesmos acessos.

Temas

|

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
suscipit Aenean nunc consectetur sem, libero justo lectus felis
Voltar para o topo.