Notícias

SPMS reduz consumo de energia em mais de 67% e aumenta poupança

3 Fevereiro, 2020

Medidas implementadas na SPMS, EPE permitiram alcançar uma poupança próxima dos 92 mil euros relativamente ao consumo de energia.

Para definir as medidas de implementação mais adequadas, e que possibilitaram uma redução de 78,3% de kilowatts nas instalações da Avenida da República, em Lisboa, e de 23,76% na Rua do Breiner, no Porto, foi efetuada uma monitorização mensal de cada contrato de fornecimento de eletricidade destas duas instalações.

Considerando os valores de despesa e de consumo das faturações, compreendidas entre janeiro de 2018 e dezembro de 2019, foi possível alcançar uma economia de mais de 52 mil euros em Lisboa e de quase 40 mil euros no Porto. Esta poupança foi conseguida através de soluções técnicas projetadas e implementadas pela SPMS, nomeadamente, na aquisição de novos equipamentos de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) e substituição da iluminação por LED (Light-Emitting Diode).

O investimento efetuado incluiu a renovação do parque de Infraestruturas Centrais, através da utilização de novos equipamentos para racionalizar um grande conjunto de hardware antigo, que consumia muita energia.

Este processo de renovação permitiu, também, efetuar a migração online do antigo Data Center de Lisboa, desmantelando-o por completo e consolidando toda a Infraestrutura no Porto. Além disso, foram implementadas medidas para a racionalização dos consumos de água e gás, em ambas as instalações.

Inspirada pela importância das medidas e pelo sucesso expresso nos resultados obtidos, a SPMS considera possível atingir níveis superiores de melhoria e poupança, continuando o trabalho que tem vindo a desenvolver, com vista a alavancar uma maior sustentabilidade económica e ambiental.

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
venenatis felis eget Donec Phasellus in consectetur sed ante. Sed id
Voltar para o topo.