Notícias

SPMS participa no lançamento do Projeto UNICOM

7 Fevereiro, 2020

A reunião de lançamento do Projeto UNICOM – Up-Scaling the Global Univocal Identification of Medicines decorreu em Bonn, na Alemanha, de 6 a 7 de fevereiro.

Trata-se de um projeto europeu liderado pela consultora alemã – Empírica, composto por um consórcio de 39 entidades beneficiárias, entre as quais a SPMS, EPE, e especialistas, tendo como principal objetivo apoiar a mobilidade transfronteiriça de pacientes europeus, facilitando a prescrição eletrónica, com base nas normas de identificação de medicamentos.

A SPMS integra o kick-off do UNICOM, com vista a apresentar os objetivos e tarefas a desenvolver no âmbito dos grupos de trabalho – lidera o grupo de trabalho 5 e é parceira executiva dos grupos 6 e 7 –, bem como discutir ideias e dar início à cooperação com os parceiros dos restantes grupos de trabalho.

A área de atuação da SPMS neste projeto foca-se, designadamente, na adoção de normas de identificação de medicamentos pelos serviços de saúde eletrónicos, softwares e extensões para a CEF eHDSI (Connecting Europe Facility, eHealth Digital Service Infrastructure) e nos serviços de saúde eletrónicos, pilotos nacionais e transfronteiriços para a eHDSI.

Com uma duração estimada de quatro anos, o projeto UNICOM compromete-se a contribuir para uma dispensação e troca de informações mais seguras, através da otimização e implementação das ISO IDMP (normas internacionais de identificação de medicamentos otimizadas), por forma a garantir uma identificação unívoca de medicamentos na União Europeia.

lançamento do Projeto Unicom

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
vel, ipsum felis ut leo. ut quis,
Voltar para o topo.