Notícias

SPMS e a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía reúnem em Sevilha

3 Fevereiro, 2020

Uma equipa multidisciplinar de colaboradores da SPMS deslocou-se a Sevilha, nos dias 27 e 28 de janeiro, para participar em reuniões de trabalho com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA). As reuniões decorreram no âmbito dos projetos DHE Twinning AppSaludable e mHealth HUB, tendo sido ainda avaliadas as potenciais parcerias de colaboração entre a SPMS e a ACSA nos processos internos de certificação de qualidade.

O AppSaludable, adotado em Portugal pela SPMS, é um selo de qualidade desenvolvido em Espanha pela ACSA, que distingue aplicações móveis na saúde e pertence ao Sistema de Saúde Pública da Andaluzia, que é constituído por 31 recomendações de apps.  

O selo promove a literacia em saúde e o empoderamento dos cidadãos, definindo os critérios para práticas de segurança no desenvolvimento de aplicações informáticas, vulgo apps, de saúde. O projeto DHE Twinning Appsaludable pretende aproximar de forma parcial o modelo andaluz à realidade e tecnologias existentes no sistema de saúde português.

O mHealth HUB é um projeto estratégico liderado pelo Sistema de Saúde Pública da Andaluzia, a Organização Mundial de Saúde e a União Internacional de Telecomunicações, cofinanciado pela Comissão Europeia e integrado no Horizon 2020, que pretende estabelecer uma mHealth Hub europeia, no sentido de integrar a prática de saúde pública suportada por dispositivos móveis (mHealth) nos sistemas de saúde europeus.

Este projeto tem por objetivo estabelecer um ecossistema inclusivo dirigindo a transformação digital na saúde no sentido de beneficiar os cidadãos europeus, realçando a importância dos padrões de interoperabilidade e interconexão para maximizar o alinhamento e replicação das boas práticas de integração da mHealth no sistema de saúde e nos cuidados de saúde diários aos utentes.

Neste contexto, a SPMS tem um papel preponderante, a nível nacional, na implementação e desenvolvimento destes projetos em conjunto com outros 19 países europeus.

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
amet, et, venenatis dolor. luctus mattis non
Voltar para o topo.