Notícias

Plano Estratégico 2020-2022 da SPMS elaborado de forma inovadora

19 Fevereiro, 2020

Pela primeira vez na história da SPMS, o Plano Estratégico para o próximo triénio, 2020-2022, começou por ouvir os colaboradores. Refletindo o seu caráter inovador e empreendedor, a SPMS inverteu a definição estratégica típica das organizações e desenvolveu uma estratégia pensada da base para o topo.  

A iniciativa contou com um grupo de 22 colaboradores, das diferentes áreas da empresa, que participaram ativamente, partilhando ideias, identificando os principais stakeholders e de que forma poderiam influenciar a instituição, bem como as suas expetativas em relação ao futuro.

Recolhida esta informação, realizou-se uma análise SWOT para aferir, nos âmbitos interno e externo, os pontos fortes e fracos, as oportunidades e os desafios da organização. Foram identificadas, como prioridades essenciais, a inovação, segurança, sustentabilidade e eficiência, de forma a criar valor para o cidadão, os profissionais e as instituições de saúde.

As boas práticas referem que o Planeamento Estratégico, do qual se origina o Plano Estratégico, deve acontecer uma vez a cada três a cinco anos, ou quando existirem mudanças consideráveis no ambiente externo, ou no seio da própria organização. O Plano Estratégico reflete a missão, visão e valores e este novo Plano da SPMS, com objetivos definidos para o período 2020-2022, entra em vigor a partir de junho.

Temas

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.