Notícias

Participação da SPMS na Reunião de Apresentação dos Novos Grupos de Trabalho da ENCPE 2020

13 Fevereiro, 2020

A SPMS, E.P.E., enquanto membro do Grupo de Trabalho de Acompanhamento e Monitorização da Implementação da Estratégia (GAM ENCPE), participou, ontem, dia 12 de fevereiro, na Reunião de Apresentação dos Novos Grupos de Trabalho da Estratégia Nacional de Compras Públicas Ecológicas (ENCPE 2020), nas instalações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), em Lisboa.

Esta reunião teve como objetivos alinhar a estratégia das ações a preconizar durante 2020, indicando os bens e serviços que irão ser trabalhados pelos Grupos de Trabalho de acompanhamento e da monitorização da execução da ENCPE 2020 e, por outro lado, indicar as entidades responsáveis pela sua coordenação em colaboração com as entidades públicas, associações empresariais que detêm o conhecimento sobre as respetivas categorias.

Com a finalidade de elaborar manuais de apoio às entidades públicas, durante o ano de 2020, irão ser trabalhadas 6 categorias:

  • Sistemas Sanitários (GT7) – agregação dos critérios GPP publicados para “Torneiras Sanitárias” e “Sanitas de descarga e Urinóis” ambos de 2013;
  • Manutenção do Espaço Público (GT8) – publicação dos critérios GPP em 2019;
  • Conceção, Construção e Manutenção de Estradas (GT9) – publicação dos critérios GPP em 2016;
  • Mobiliário (GT10) – publicação dos critérios GPP em 2017;
  • Produtos e Serviços de Limpeza (GT11) – publicação dos critérios GPP em 2018;
  • Produtos e Serviços Têxteis (GT12) – publicação dos critérios GPP em 2017.

Enquanto membro do GAM ENCPE, e como central de compras na Saúde, a SPMS considera fundamental a aquisição de know-how em produtos e serviços cruciais nas entidades públicas e de grande potencial, para incorporação e disseminação de critérios ambientais nas compras que as mesmas efetuam.

Vacinação Covid-19 | SMS através do 2424

3 Fevereiro, 2021

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) atribuiu o direito de utilização do número 2424 à SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde para envio de SMS à população no âmbito da vacinação contra a covid-19.

SNS24 Balcão – Inauguração de oito novas unidades

29 Janeiro, 2021

O SNS24 Balcão é um espaço que visa aproximar os cidadãos dos serviços de saúde, facilitando o acesso aos vários serviços digitais do SNS, de forma rápida, eficiente e segura. Nesta sexta-feira, 29 de janeiro, serão inauguradas oito novas unidades no país, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, pelas 16 horas, por videoconferência.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.