Notícias

CCM SNS participa na conferência “Inteligência Artificial ao serviço do Cidadão e das Empresas”

13 Fevereiro, 2020

O Centro de Controlo e Monitorização do SNS (CCM SNS) participou na conferência realizada pela APDSI – Associação Para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Sob o tema “Inteligência Artificial ao serviço do Cidadão e das Empresas”, a conferência decorreu no dia 12 de fevereiro, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa.

O CCM marcou presença no painel referente à inovação no setor público com recurso à inteligência artificial com a apresentação de casos de estudo de várias empresas. A intervenção do CCM centrou-se na temática da “Inteligência aplicada ao controlo da fraude e desperdício no medicamento”, tendo por base a partilha da experiência do projeto-piloto com a empresa Link Redglue.

Anualmente, o CCM SNS confere mais de 1/5 da despesa efetiva consolidada do Programa Orçamental da Saúde, sendo necessário promover mecanismos para mitigar o desperdício e um controlo rigoroso da despesa. Através do cruzamento de variáveis e indicadores, foram sinalizados comportamentos que podem indiciar más práticas e abusos.

A curto prazo, o objetivo passa por adotar mecanismos de data quality e machine learning que permitam diagnosticar desvios padrão fidedignos e criar modelos preditivos, evoluindo para análises quase em tempo real.

Na prossecução da sua visão de entidade de referência, o CCM, sob a coordenação da SPMS, EPE, pretende continuar a desenvolver projetos que traduzam o aumento da qualidade do serviço prestado, a criação de valor e a redução dos custos.

Temas

|

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
diam commodo non nec porta. elit. felis ut eget pulvinar
Voltar para o topo.