Notícias

CCM SNS participa na conferência “Inteligência Artificial ao serviço do Cidadão e das Empresas”

13 Fevereiro, 2020

O Centro de Controlo e Monitorização do SNS (CCM SNS) participou na conferência realizada pela APDSI – Associação Para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Sob o tema “Inteligência Artificial ao serviço do Cidadão e das Empresas”, a conferência decorreu no dia 12 de fevereiro, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa.

O CCM marcou presença no painel referente à inovação no setor público com recurso à inteligência artificial com a apresentação de casos de estudo de várias empresas. A intervenção do CCM centrou-se na temática da “Inteligência aplicada ao controlo da fraude e desperdício no medicamento”, tendo por base a partilha da experiência do projeto-piloto com a empresa Link Redglue.

Anualmente, o CCM SNS confere mais de 1/5 da despesa efetiva consolidada do Programa Orçamental da Saúde, sendo necessário promover mecanismos para mitigar o desperdício e um controlo rigoroso da despesa. Através do cruzamento de variáveis e indicadores, foram sinalizados comportamentos que podem indiciar más práticas e abusos.

A curto prazo, o objetivo passa por adotar mecanismos de data quality e machine learning que permitam diagnosticar desvios padrão fidedignos e criar modelos preditivos, evoluindo para análises quase em tempo real.

Na prossecução da sua visão de entidade de referência, o CCM, sob a coordenação da SPMS, EPE, pretende continuar a desenvolver projetos que traduzam o aumento da qualidade do serviço prestado, a criação de valor e a redução dos custos.

Temas

|

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

“Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida. “É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”, observou, […]

eHealth Sessions 2 I Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde. Num evento centrado nos Dados em Saúde, […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.