Notícias

CCM SNS participa na conferência “Inteligência Artificial ao serviço do Cidadão e das Empresas”

13 Fevereiro, 2020

O Centro de Controlo e Monitorização do SNS (CCM SNS) participou na conferência realizada pela APDSI – Associação Para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Sob o tema “Inteligência Artificial ao serviço do Cidadão e das Empresas”, a conferência decorreu no dia 12 de fevereiro, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa.

O CCM marcou presença no painel referente à inovação no setor público com recurso à inteligência artificial com a apresentação de casos de estudo de várias empresas. A intervenção do CCM centrou-se na temática da “Inteligência aplicada ao controlo da fraude e desperdício no medicamento”, tendo por base a partilha da experiência do projeto-piloto com a empresa Link Redglue.

Anualmente, o CCM SNS confere mais de 1/5 da despesa efetiva consolidada do Programa Orçamental da Saúde, sendo necessário promover mecanismos para mitigar o desperdício e um controlo rigoroso da despesa. Através do cruzamento de variáveis e indicadores, foram sinalizados comportamentos que podem indiciar más práticas e abusos.

A curto prazo, o objetivo passa por adotar mecanismos de data quality e machine learning que permitam diagnosticar desvios padrão fidedignos e criar modelos preditivos, evoluindo para análises quase em tempo real.

Na prossecução da sua visão de entidade de referência, o CCM, sob a coordenação da SPMS, EPE, pretende continuar a desenvolver projetos que traduzam o aumento da qualidade do serviço prestado, a criação de valor e a redução dos custos.

Temas

|

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.