Notícias

CCM SNS participa na conferência “Inteligência Artificial ao serviço do Cidadão e das Empresas”

13 Fevereiro, 2020

O Centro de Controlo e Monitorização do SNS (CCM SNS) participou na conferência realizada pela APDSI – Associação Para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Sob o tema “Inteligência Artificial ao serviço do Cidadão e das Empresas”, a conferência decorreu no dia 12 de fevereiro, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa.

O CCM marcou presença no painel referente à inovação no setor público com recurso à inteligência artificial com a apresentação de casos de estudo de várias empresas. A intervenção do CCM centrou-se na temática da “Inteligência aplicada ao controlo da fraude e desperdício no medicamento”, tendo por base a partilha da experiência do projeto-piloto com a empresa Link Redglue.

Anualmente, o CCM SNS confere mais de 1/5 da despesa efetiva consolidada do Programa Orçamental da Saúde, sendo necessário promover mecanismos para mitigar o desperdício e um controlo rigoroso da despesa. Através do cruzamento de variáveis e indicadores, foram sinalizados comportamentos que podem indiciar más práticas e abusos.

A curto prazo, o objetivo passa por adotar mecanismos de data quality e machine learning que permitam diagnosticar desvios padrão fidedignos e criar modelos preditivos, evoluindo para análises quase em tempo real.

Na prossecução da sua visão de entidade de referência, o CCM, sob a coordenação da SPMS, EPE, pretende continuar a desenvolver projetos que traduzam o aumento da qualidade do serviço prestado, a criação de valor e a redução dos custos.

Temas

|

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
consectetur Curabitur felis sem, pulvinar leo. commodo Sed ut vel, dolor
Voltar para o topo.