Notícias

“Carnaval Sem Papel no Hospital de Ovar” contou com a participação da SPMS

28 Fevereiro, 2020

A SPMS, EPE apoiou uma iniciativa original do Hospital de Ovar, realizada no âmbito do “SNS Sem Papel”, que terminou ontem, dia 27 de fevereiro. “Carnaval Sem Papel no Hospital de Ovar” foi o tema de uma exposição de máscaras feitas pelos colaboradores dos vários serviços da instituição hospitalar, cujo requisito exigido era a não utilização de plástico ou papel.

Criatividade e muita originalidade nas 16 máscaras que foram avaliadas pelo Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, Henrique Martins, em conjunto com o Presidente do Conselho Diretivo do hospital, Luís Miguel Ferreira, e o Presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Ovar, Carlos Pinto Ribeiro. A votação das máscaras foi, obviamente, em suporte digital

Com legendas alusivas à desmaterialização e incentivo à transição digital, “esta iniciativa é inspirada no HOSP- Hospital de Ovar Sem Papel e foi mais um desafio da SPMS e do prof. Henrique Martins”, sublinhou Luís Miguel Ferreira, referindo ainda que, em 2019, a instituição recebeu o “Prémio Saúde Sustentável”, na categoria “Cuidados Hospitalares”.

Sobre o futuro, o Presidente do hospital salientou que “temos vários projetos a decorrer, alguns deles financiados por fundos comunitários e estamos com as equipas a continuar a desmaterializar registos e processos.”

Em 2019, a instituição poupou 500 mil folhas de papel, “o que é significativo, mas para além da redução de papel, é fundamental a robustez dos registos e processos, a segurança dos profissionais e dos próprios utentes e por isso as equipas estão motivadas”, evidenciou o dirigente e impulsionador do HOSP.

Henrique Martins considera que “quando falamos deste hospital, estamos perante um caso em que se tem feito muito melhor do que vai acontecendo nos outros hospitais do país”.

 “SNS Sem Papel” é uma iniciativa do Ministério da Saúde, dinamizada pela SPMS, EPE e enquadrada na progressiva desmaterialização e simplificação de processos, sobretudo dos hospitais, incluindo a promoção do uso das aplicações móveis do SNS.

Temas

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
felis eget dolor eleifend vel, Praesent mattis elit. lectus
Voltar para o topo.