Notícias

“Carnaval Sem Papel no Hospital de Ovar” contou com a participação da SPMS

28 Fevereiro, 2020

A SPMS, EPE apoiou uma iniciativa original do Hospital de Ovar, realizada no âmbito do “SNS Sem Papel”, que terminou ontem, dia 27 de fevereiro. “Carnaval Sem Papel no Hospital de Ovar” foi o tema de uma exposição de máscaras feitas pelos colaboradores dos vários serviços da instituição hospitalar, cujo requisito exigido era a não utilização de plástico ou papel.

Criatividade e muita originalidade nas 16 máscaras que foram avaliadas pelo Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, Henrique Martins, em conjunto com o Presidente do Conselho Diretivo do hospital, Luís Miguel Ferreira, e o Presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Ovar, Carlos Pinto Ribeiro. A votação das máscaras foi, obviamente, em suporte digital

Com legendas alusivas à desmaterialização e incentivo à transição digital, “esta iniciativa é inspirada no HOSP- Hospital de Ovar Sem Papel e foi mais um desafio da SPMS e do prof. Henrique Martins”, sublinhou Luís Miguel Ferreira, referindo ainda que, em 2019, a instituição recebeu o “Prémio Saúde Sustentável”, na categoria “Cuidados Hospitalares”.

Sobre o futuro, o Presidente do hospital salientou que “temos vários projetos a decorrer, alguns deles financiados por fundos comunitários e estamos com as equipas a continuar a desmaterializar registos e processos.”

Em 2019, a instituição poupou 500 mil folhas de papel, “o que é significativo, mas para além da redução de papel, é fundamental a robustez dos registos e processos, a segurança dos profissionais e dos próprios utentes e por isso as equipas estão motivadas”, evidenciou o dirigente e impulsionador do HOSP.

Henrique Martins considera que “quando falamos deste hospital, estamos perante um caso em que se tem feito muito melhor do que vai acontecendo nos outros hospitais do país”.

 “SNS Sem Papel” é uma iniciativa do Ministério da Saúde, dinamizada pela SPMS, EPE e enquadrada na progressiva desmaterialização e simplificação de processos, sobretudo dos hospitais, incluindo a promoção do uso das aplicações móveis do SNS.

Temas

União Europeia apresenta plano de combate a ciberataques na área da saúde

16 Janeiro, 2025

A Comissão Europeia apresentou um plano de ação da União Europeia (UE), ontem, dia 15 de janeiro, que visa reforçar a cibersegurança dos hospitais e dos prestadores de cuidados de saúde. O plano de ação propõe, nomeadamente, que a ENISA, a agência da UE para a cibersegurança, crie um centro pan-europeu de apoio à cibersegurança para hospitais e […]

Para refletir - 5 razões para notificar incidentes de cibersegurança

SPMS participa na ação europeia EUVAC para implementação do Cartão Europeu de Vacinação Digital

15 Janeiro, 2025

A SPMS reforça o seu compromisso com a melhor utilização da tecnologia para proteger a saúde pública ao integrar a ação europeia EUVAC (European Digital VAccination Card), que visa desenvolver um piloto para implementação, integração e operacionalização de um Cartão Europeu de Vacinação Digital, tirando partido dos serviços A Minha Saúde @ UE. Cofinanciada pelo […]

Mais de 9 mil pessoas registaram o testamento vital em 2024

14 Janeiro, 2025

O testamento vital é um documento registado eletronicamente, no qual é possível manifestar o tipo de tratamento e os cuidados de saúde que o cidadão pretende ou não receber, quando estiver incapaz de expressar a sua vontade. Mais de 9 mil pessoas registaram o seu testamento vital em 2024. À data de 13 de janeiro […]

Voltar
Voltar para o topo.