Notícias

Protocolo de cooperação entre SPMS e SCML

5 Fevereiro, 2020

O evento SNS Sem Papel – Iniciativas e Oportunidades arrancou com o protocolo de cooperação entre a SPMS e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), assinado por Edmundo Martinho, Provedor da SCML, e Henrique Martins, Presidente da SPMS, nas instalações da SPMS, em Lisboa, no dia 4 de fevereiro.

O acesso aos sistemas de informação do Ministério da Saúde, por parte da SCML, é fundamental para a prestação de cuidados de forma integrada e para uma adequada gestão dos mesmos. “É um momento com grande significado”, afirmou Edmundo Martinho. O protocolo permite um melhor acompanhamento do percurso dos utentes, em qualquer ponto do SNS e do sector social e o “aprofundamento de competências que já temos e outras que vamos adquirir”, reforçou, agradecendo a “disponibilidade do SNS para firmar este protocolo”.

A dinamização de iniciativas para a promoção da literacia e inclusão digitais e a capacitação dos profissionais de saúde na área da Cibersegurança e Segurança da Informação em Saúde também integram esta parceria interinstitucional.

Este protocolo permite, assim, aproveitar as sinergias resultantes das capacidades tecnológicas e das potencialidades humanas e logísticas das duas entidades. “Passa a haver mais uma entidade de grande peso”, ressalvou Henrique Martins, referindo -se ao protocolo como “uma primeira oportunidade para se criar uma resposta para a área da reabilitação”.

Temas

|

protocoooscmle spms

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.