Notícias

Site SNS 24 – Novos sintomas disponíveis e mais de 2 milhões de sessões

3 Janeiro, 2020

O site do SNS 24 disponibiliza vários serviços de saúde online para o cidadão. A procura por estes serviços continua a aumentar, bem como o número diário de utilizadores, desde janeiro do ano passado, data do lançamento da nova versão do site desenvolvido pela SPMS, EPE.

A ferramenta “Avaliar Sintomas” é um exemplo paradigmático de um serviço bastante útil, que veio acrescentar valor ao site do SNS 24, ao apoiar o cidadão a entender e a avaliar melhor os seus sintomas, ou de outra pessoa, bem como obter informações e conselhos adequados a um problema de saúde não emergente. Deste modo, otimiza a triagem.

Engasgamento, Inalação de Fumos e Obstipação são os novos sintomas disponíveis, três algoritmos considerados importantes, por se tratarem de situações que podem surgir a qualquer pessoa que, deste modo, consegue obter ajuda através do Avaliar Sintomas.

Além destes novos algoritmos, esta funcionalidade possibilita a avaliação de mais 5 sintomas: síndrome gripal; náuseas vómitos; tosse; alergias respiratórias e alterações da pele. Com um conjunto de perguntas e respostas, o cidadão pode ser aconselhado a permanecer em casa com alguns cuidados a realizar, telefonar para o SNS 24 e ser avaliado por um enfermeiro ou, até mesmo, ligar para o INEM em caso de necessidade/situação emergente.

O site tem contribuído para melhorar a relação de proximidade do cidadão com o Serviço Nacional de Saúde e a sua evolução tem sido constante, através da publicação de novos temas, guias e serviços, contando já com mais de 2 milhões de sessões.

Rápido, útil, intuitivo, acessível e inclusivo, o site SNS 24 é um agregador de conteúdos sobre temáticas distintas de saúde pública, com informação atualizada, rigorosa e fidedigna.

Disponibilizando o Serviço Informativo e Administrativo e o Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento, o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 está sob a coordenação da SPMS.

O site do SNS 24, lançado a 23 de janeiro de 2019, já tem 1,5 milhões de utilizadores, até à data, e mais de 3 milhões de visualizações de páginas, traduzindo um crescimento contínuo e fomentando, assim, a proximidade do Serviço Nacional de Saúde com o cidadão.  

SNS 24 Antes de tudo! Em caso de necessidade, contacte 808 24 24 24 www.sns24.gov.pt

Mulher num laptop a aceder ao site SNS 24

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.