Notícias

Portugal lidera Grupo Europeu de Cibersegurança para a Saúde

30 Janeiro, 2020

Portugal foi, no dia 29 de janeiro, eleito como Chair do Work Stream criado para o Sector da Saúde, no âmbito do NIS Cooperation Group. O Centro Nacional de Cibersegurança, enquanto autoridade NIS, irá coordenar os trabalhos, com o apoio SPMS, em particular do Núcleo de Cibersegurança. 

O acontecimento decorreu em Bruxelas, na 14ª reunião do Grupo NIS Cooperation Group, criado pela Diretiva de 2016 sobre segurança de redes e sistemas de informação (Diretiva NIS), para garantir a cooperação estratégica e a partilha de informações entre os Estados Membros da EU sobre as temáticas de segurança da informação e cibersegurança.

A criação deste grupo de trabalho sectorial (Work Stream for Health Sector), surge na sequência de uma proposta do European Cibersecurity Health Group (ECHG), do qual faz parte a SPMS, EPE, e num trabalho conjunto decorreu da necessidade de harmonização das práticas e requisitos mínimos de proteção da informação da saúde, cada vez mais fundamental num contexto de saúde heterogéneo e interconectado. No decurso da reunião, vários países encorajaram este trabalho, tendo-se prontificado a participar ativamente nestas discussões, considerando que a cibersegurança em saúde não pode ser descurada, uma vez que, em última instância, estarão em causa riscos de vida dos utentes. 

Deste trabalho, pretende-se, simultaneamente, analisar a aplicação dos requisitos da Diretiva NIS nos diversos países, no que concerne às responsabilidades que a saúde tem enquanto Operador de Serviços Essenciais, endereçando as particularidades do sector.

Este reconhecimento é o corolário do trabalho que a SPMS tem vindo a desenvolver no contexto internacional na área da Cibersegurança, nomeadamente com a criação do grupo ECHG, que terá um papel preponderante nas discussões futuras, dado o seu profundo conhecimento do setor da saúde e o suporte que dará à implementação das diretivas resultantes nos diferentes estados membros.

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) "tem de ser muito bem utilizado" para permitir o "salto tecnológico" do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto.

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

"Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida.

eHealth Sessions 2 | Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.