Notícias

Portugal lidera Grupo Europeu de Cibersegurança para a Saúde

30 Janeiro, 2020

Portugal foi, no dia 29 de janeiro, eleito como Chair do Work Stream criado para o Sector da Saúde, no âmbito do NIS Cooperation Group. O Centro Nacional de Cibersegurança, enquanto autoridade NIS, irá coordenar os trabalhos, com o apoio SPMS, em particular do Núcleo de Cibersegurança. 

O acontecimento decorreu em Bruxelas, na 14ª reunião do Grupo NIS Cooperation Group, criado pela Diretiva de 2016 sobre segurança de redes e sistemas de informação (Diretiva NIS), para garantir a cooperação estratégica e a partilha de informações entre os Estados Membros da EU sobre as temáticas de segurança da informação e cibersegurança.

A criação deste grupo de trabalho sectorial (Work Stream for Health Sector), surge na sequência de uma proposta do European Cibersecurity Health Group (ECHG), do qual faz parte a SPMS, EPE, e num trabalho conjunto decorreu da necessidade de harmonização das práticas e requisitos mínimos de proteção da informação da saúde, cada vez mais fundamental num contexto de saúde heterogéneo e interconectado. No decurso da reunião, vários países encorajaram este trabalho, tendo-se prontificado a participar ativamente nestas discussões, considerando que a cibersegurança em saúde não pode ser descurada, uma vez que, em última instância, estarão em causa riscos de vida dos utentes. 

Deste trabalho, pretende-se, simultaneamente, analisar a aplicação dos requisitos da Diretiva NIS nos diversos países, no que concerne às responsabilidades que a saúde tem enquanto Operador de Serviços Essenciais, endereçando as particularidades do sector.

Este reconhecimento é o corolário do trabalho que a SPMS tem vindo a desenvolver no contexto internacional na área da Cibersegurança, nomeadamente com a criação do grupo ECHG, que terá um papel preponderante nas discussões futuras, dado o seu profundo conhecimento do setor da saúde e o suporte que dará à implementação das diretivas resultantes nos diferentes estados membros.

Vacinação Covid-19 | SMS através do 2424

3 Fevereiro, 2021

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) atribuiu o direito de utilização do número 2424 à SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde para envio de SMS à população no âmbito da vacinação contra a covid-19.

SNS24 Balcão – Inauguração de oito novas unidades

29 Janeiro, 2021

O SNS24 Balcão é um espaço que visa aproximar os cidadãos dos serviços de saúde, facilitando o acesso aos vários serviços digitais do SNS, de forma rápida, eficiente e segura. Nesta sexta-feira, 29 de janeiro, serão inauguradas oito novas unidades no país, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, pelas 16 horas, por videoconferência.

Linha SNS24 em tempo de pandemia

28 Dezembro, 2020

Este ano, o SNS24 já recebeu mais de três milhões e seiscentas mil chamadas. “É, de facto, um número especialmente significativo, tendo em conta que no ano passado não chegaram sequer a ser atendidas 1,5 milhões de chamadas.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.