Notícias

O Testamento Vital é um direito dos portugueses

3 Janeiro, 2020

No início de 2020, mais de 29 mil portugueses têm testamento vital. As mulheres continuam a exercer mais este direito, com 19 301 registos, ficando os homens nos 10 046 testamentos vitais no primeiro dia do ano.

Não sendo obrigatório, este é um direito e uma escolha do cidadão maior de idade. Consiste em expressar os cuidados médicos que desejaria receber, ou não, numa situação de incapacidade em expressar a sua vontade.

Para o testamento vital ficar ativo, é necessário efetuar o preenchimento da Diretiva Antecipada da Vontade (DAV), formulário disponível na Área do Cidadão do Portal SNS. Depois de preenchida, a DAV deverá ser entregue na sede do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES), na Unidade Local de Saúde (ULS) da área de residência ou num dos muitos Balcões RENTEV (Registo Nacional do Testamento Vital), espalhados pelo país.

O utente e titular do testamento vital pode acompanhar todos os acessos feitos pelos médicos, verificando se o seu documento está correto, ativo e disponível, através da Área do Cidadão do Portal SNS, Pode também aceder na app MySNS Carteira, a aplicação que veio agilizar a consulta e o arquivamento no telemóvel, de uma forma simples e segura, podendo ser descarregada aqui.

O testamento vital pode ser alterado, a qualquer momento, ou cancelado pelo titular durante o período de cinco anos. Neste documento, é também permitida a nomeação de um procurador de cuidados de saúde para decidir em seu nome.

Do lado do médico, o registo do testamento vital permite a consulta de informação sobre a vontade do doente e, num contexto de urgência ou de tratamento, poderá consultar o documento através do Portal do Profissional, assegurando que a vontade expressa será cumprida.

Nos 365 dias do ano, a SPMS, EPE, entidade responsável pelo RENTEV, monitoriza o número de testamentos vitais criados e registados, bem como os acessos feitos por utentes e profissionais, disponibilizando indicadores e dados na área da Transparência do Portal SNS.

Os portugueses conquistaram o direito ao testamento vital. Cabe a cada um de nós tomar a decisão de exercê-lo.

Temas

|

texto rentev

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
quis ipsum et, venenatis neque. libero sed in odio at diam
Voltar para o topo.