Notícias

Ferramentas digitais para a promoção da atividade física no Serviço Nacional de Saúde publicadas em revista científica internacional

31 Janeiro, 2020

Foi publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health um artigo descritivo do desenvolvimento e implementação das ferramentas de apoio ao aconselhamento breve para a atividade física, bem como da sua utilização pelos profissionais de saúde e cidadãos ao longo dos dois primeiros anos após a sua disponibilização no SClínico – Cuidados de Saúde Primários, na PEM – Prescrição Eletrónica Médica e no MySNS Carteira.

Estas ferramentas permitem, de forma muito simples, otimizar, rotinar e disseminar o aconselhamento breve para atividade física de utentes aquando dos seus cuidados assistenciais habituais, sendo considerada uma estratégia custo-efetiva no contexto da promoção da atividade física nos cuidados de saúde primários.

Este trabalho dá a conhecer à comunidade científica a realidade Portuguesa face ao cumprimento de um conjunto de recomendações da Organização Mundial da Saúde – patentes no seu Plano de Ação Global da Atividade Física 2018-2030 – e das Recomendações do Conselho da União Europeia relativas à promoção transetorial da atividade física (2013/C 354/01).

Estas ferramentas foram desenvolvidas pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde, em colaboração com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e o seu uso aumentou substancialmente entre 2018 e 2019: tendo sextuplicado o número de utentes cujo nível de atividade física foi avaliado/registado através da ferramenta do SClínico – Cuidados de Saúde Primários, e quase triplicado o número de guias emitidos através da PEM – Prescrição Eletrónica Médica para apoio ao aconselhamento breve.

Pode consultar o artigo neste link

Temas

|

SPMS reforça cooperação em Saúde Digital com países da CPLP

17 Maio, 2024

A SPMS marcou presença no Seminário “Diálogos da Cooperação em Saúde na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP)”, a convite da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS). O evento, que decorreu no passado dia 15 de maio, concentrou-se nos desafios e oportunidades da digitalização do setor da saúde nos países integrantes da comunidade.

Aprovado novo regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde

13 Maio, 2024

O Parlamento Europeu aprovou, no dia 24 de abril, o novo regulamento que estabelece o Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), marcando um avanço significativo na revolução digital da saúde na União Europeia. Esta medida estratégica tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos aos seus dados de saúde eletrónicos em todos os países membros, ao mesmo tempo que promove a interoperabilidade entre os sistemas de saúde europeus.

Voltar
Voltar para o topo.