Notícias

5 Centros de Saúde lideram na utilização da Área do Cidadão

16 Janeiro, 2020

A Área do Cidadão apresenta uma percentagem mais elevada de utilização em 5 Centros de Saúde, comparando com os restantes, em Portugal.

Em algumas unidades de saúde, no ato da inscrição, é promovida também a adesão à Área do Cidadão do Portal SNS. Este processo acaba por facilitar o acesso dos utentes ao portal e a agilização dos serviços nos centros de saúde, neste sentido esta informação está a ser partilhada com todos os agrupamentos de centros de saúde do país, para que mais centros possam adotar este procedimento.  

Os Centros de Saúde com mais de metade de utentes a utilizarem a Área do Cidadão são o Centro de Saúde de Óbidos com mais de 64% de utilizadores, seguido pelo Centro de Saúde de Alijó com mais de 53%, com mais de 52% está o Centro de Saúde de Santa Maria da Feira, seguido pelo Centro de Saúde de Cinfães com mais de 51%  e por último, o Centro de Saúde do Bombarral com mais de 50% de utentes a utilizar a Área do Cidadão.

A Área do Cidadão, desenvolvida pela SPMS, possibilita que cada utente possa fazer a gestão da sua informação de saúde e autorizar a partilha dessa informação clínica com profissionais de saúde. A plataforma permite assim várias funcionalidades como, a consulta dos resultados de exames, o acesso a guias de tratamento, marcação de consultas e acesso à baixa médica, entre outras.

Ao simplificar os processos, a Área do Cidadão agiliza os procedimentos e promove a literacia em saúde, neste sentido a SPMS vai continuar a implementar melhorias e a desenvolver novas funcionalidades de modo a promover o acesso facilitado aos serviços de saúde online para os cidadãos.

Registe-se na Área do Cidadão para consultar todas as informações do Serviço Nacional de Saúde sem custos adicionais em  https://servicos.min-saude.pt/utente/.

SPMS continua a reforçar a rede RISNextG

18 Setembro, 2025

A SPMS reafirma o compromisso com a modernização tecnológica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os avanços estruturais alcançados nos últimos anos. A implementação da Rede de Informação da Saúde Next Generation (RISNextG) representa um investimento de cerca de 24 milhões de euros, distribuídos ao longo de cinco anos, constituindo uma peça central na […]

Alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública visitam a SPMS

16 Setembro, 2025

A SPMS recebeu um grupo de cerca de 20 alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade NOVA de Lisboa, no dia 11 de setembro. A visita decorreu no âmbito da unidade curricular de Análise de Sistemas de Saúde. Na sessão de abertura, Nuno Costa, vogal executivo […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.