Notícias

SPMS em exercício no ‘Jogo de Guerra Cibernética’

6 Dezembro, 2019

No âmbito da Cibersegurança, a SPMS participou numa atividade promovida pela Microsoft, com o objetivo de aprofundar conhecimentos. “Jogo de Guerra Cibernética” realizou-se na sede da Microsoft, em Lisboa.

Esta iniciativa permitiu aos participantes, das duas equipas da SPMS, colocarem em prática os métodos de atuação num incidente e os passos de defesa a seguir durante o desenvolvimento de uma aplicação, como as condições a aplicar a nível de segurança no desenvolvimento de uma aplicação web (DevSecOps), detetar e monitorizar “Indicadores de Compromisso” (IoC) e “Indicadores de Anomalia” (IoA), bem como compreender a importância de um plano robusto contra incidentes de cibersegurança.

As duas equipas tiveram a oportunidade de atuar como atacantes e defensores, colocando em prática todo o treino e conhecimento adquiridos na área de Desenvolvimento Seguro. Através da perspetiva dos atacantes, as equipas compreenderam as técnicas usadas para roubar dados e a amplitude dos riscos, de roubos de Cibersegurança, contra softwares desenvolvidos por medida.

Esteve ainda em destaque o poder das plataformas de cloud, como ajuda na defesa contra agentes de ameaça interna e externa. A importância das unidades de desenvolvimento, como primeira e última linha de defesa e do trabalho em equipa, ficou bem evidente no final desta iniciativa.

equipa SPMS no jogo Guerra Cibernética

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Entrada em Vigor | Acordo-Quadro 368/2023 – Fornecimento de Dispositivos de Saúde Oral

15 Fevereiro, 2024

A SPMS, EPE publicou o Concurso Público Internacional para a formação do Acordo-Quadro com a referência 368/2023 para fornecimento de Dispositivos de Saúde Oral, tendo o mesmo entrado em vigor no dia 13 de fevereiro de 2024. O presente acordo inclui instrumentais como alavancas, boticões, brocas, curetas, limas entre outros, assim como os consumíveis. Neste Acordo-Quadro […]

Voltar
Voltar para o topo.