Notícias

Seminário de Promoção e Prevenção na Infância

4 Dezembro, 2019

“Promoção e Prevenção na Infância: Alicerces rumo a um futuro com mais Saúde” foi o tema do seminário promovido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil através do projeto RISCAR – Rede Ibérica de Promoção da Saúde da Criança, que decorreu no passado dia 29 de novembro, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa. A SPMS é uma das entidades parceiras do projeto RISCAR.

Com uma sessão dedicada à atuação do RISCAR e a questões relacionadas com a literacia técnico-científica, quer em contexto profissional, quer em contexto familiar, esta iniciativa contou com a participação da Diretora-Geral a Saúde, Graça Freitas, bem como dos representantes dos parceiros do projeto: Administração Regional de Saúde do Algarve, a Universidade de Cádis e as regiões de Espanha transfronteiriças da Andaluzia, de Castela e Leão e da Estremadura e Galiza.

O seminário contou, ainda, com a participação especial de Yon Yongie, representante da Organização Mundial de Saúde da região Europa, do Programa de Prevenção da Violência e dos Acidentes.

Os especialistas abordaram temátcas como o desafio global de reduzir a morbimortalidade evitável na infância, com a prevenção da violência e dos acidentes e a promoção dos direitos das crianças na saúde infantil e juvenil, tendo em consideração aspetos como a saúde mental, o papel e a participação da família como boa prática de promoção de parentalidade, bem como a articulação intersectorial dos profissionais que trabalham na rede da saúde e a sua sensibilização e formação.

Este seminário assinalou o encerramento da execução do projeto, financiado pelo programa de cooperação INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP), constituindo uma oportunidade de partilhar o conhecimento resultante da parceria e sinergias transfronteiriças e de traçar novos desafios para o futuro.

Temas

|

Seminário de Promoção e Prevenção na Infância

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.