Notícias

Seminário de Promoção e Prevenção na Infância

4 Dezembro, 2019

“Promoção e Prevenção na Infância: Alicerces rumo a um futuro com mais Saúde” foi o tema do seminário promovido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil através do projeto RISCAR – Rede Ibérica de Promoção da Saúde da Criança, que decorreu no passado dia 29 de novembro, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa. A SPMS é uma das entidades parceiras do projeto RISCAR.

Com uma sessão dedicada à atuação do RISCAR e a questões relacionadas com a literacia técnico-científica, quer em contexto profissional, quer em contexto familiar, esta iniciativa contou com a participação da Diretora-Geral a Saúde, Graça Freitas, bem como dos representantes dos parceiros do projeto: Administração Regional de Saúde do Algarve, a Universidade de Cádis e as regiões de Espanha transfronteiriças da Andaluzia, de Castela e Leão e da Estremadura e Galiza.

O seminário contou, ainda, com a participação especial de Yon Yongie, representante da Organização Mundial de Saúde da região Europa, do Programa de Prevenção da Violência e dos Acidentes.

Os especialistas abordaram temátcas como o desafio global de reduzir a morbimortalidade evitável na infância, com a prevenção da violência e dos acidentes e a promoção dos direitos das crianças na saúde infantil e juvenil, tendo em consideração aspetos como a saúde mental, o papel e a participação da família como boa prática de promoção de parentalidade, bem como a articulação intersectorial dos profissionais que trabalham na rede da saúde e a sua sensibilização e formação.

Este seminário assinalou o encerramento da execução do projeto, financiado pelo programa de cooperação INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP), constituindo uma oportunidade de partilhar o conhecimento resultante da parceria e sinergias transfronteiriças e de traçar novos desafios para o futuro.

Temas

|

Seminário de Promoção e Prevenção na Infância

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
elementum Aenean venenatis vel, nunc Praesent ut dolor leo Aliquam
Voltar para o topo.