Notícias

Seminário de Promoção e Prevenção na Infância

4 Dezembro, 2019

“Promoção e Prevenção na Infância: Alicerces rumo a um futuro com mais Saúde” foi o tema do seminário promovido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil através do projeto RISCAR – Rede Ibérica de Promoção da Saúde da Criança, que decorreu no passado dia 29 de novembro, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa. A SPMS é uma das entidades parceiras do projeto RISCAR.

Com uma sessão dedicada à atuação do RISCAR e a questões relacionadas com a literacia técnico-científica, quer em contexto profissional, quer em contexto familiar, esta iniciativa contou com a participação da Diretora-Geral a Saúde, Graça Freitas, bem como dos representantes dos parceiros do projeto: Administração Regional de Saúde do Algarve, a Universidade de Cádis e as regiões de Espanha transfronteiriças da Andaluzia, de Castela e Leão e da Estremadura e Galiza.

O seminário contou, ainda, com a participação especial de Yon Yongie, representante da Organização Mundial de Saúde da região Europa, do Programa de Prevenção da Violência e dos Acidentes.

Os especialistas abordaram temátcas como o desafio global de reduzir a morbimortalidade evitável na infância, com a prevenção da violência e dos acidentes e a promoção dos direitos das crianças na saúde infantil e juvenil, tendo em consideração aspetos como a saúde mental, o papel e a participação da família como boa prática de promoção de parentalidade, bem como a articulação intersectorial dos profissionais que trabalham na rede da saúde e a sua sensibilização e formação.

Este seminário assinalou o encerramento da execução do projeto, financiado pelo programa de cooperação INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP), constituindo uma oportunidade de partilhar o conhecimento resultante da parceria e sinergias transfronteiriças e de traçar novos desafios para o futuro.

Temas

|

Seminário de Promoção e Prevenção na Infância

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
ut felis lectus porta. id facilisis ipsum sit venenatis, id quis,
Voltar para o topo.