Notícias

Seminário de Promoção e Prevenção na Infância

4 Dezembro, 2019

“Promoção e Prevenção na Infância: Alicerces rumo a um futuro com mais Saúde” foi o tema do seminário promovido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil através do projeto RISCAR – Rede Ibérica de Promoção da Saúde da Criança, que decorreu no passado dia 29 de novembro, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa. A SPMS é uma das entidades parceiras do projeto RISCAR.

Com uma sessão dedicada à atuação do RISCAR e a questões relacionadas com a literacia técnico-científica, quer em contexto profissional, quer em contexto familiar, esta iniciativa contou com a participação da Diretora-Geral a Saúde, Graça Freitas, bem como dos representantes dos parceiros do projeto: Administração Regional de Saúde do Algarve, a Universidade de Cádis e as regiões de Espanha transfronteiriças da Andaluzia, de Castela e Leão e da Estremadura e Galiza.

O seminário contou, ainda, com a participação especial de Yon Yongie, representante da Organização Mundial de Saúde da região Europa, do Programa de Prevenção da Violência e dos Acidentes.

Os especialistas abordaram temátcas como o desafio global de reduzir a morbimortalidade evitável na infância, com a prevenção da violência e dos acidentes e a promoção dos direitos das crianças na saúde infantil e juvenil, tendo em consideração aspetos como a saúde mental, o papel e a participação da família como boa prática de promoção de parentalidade, bem como a articulação intersectorial dos profissionais que trabalham na rede da saúde e a sua sensibilização e formação.

Este seminário assinalou o encerramento da execução do projeto, financiado pelo programa de cooperação INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP), constituindo uma oportunidade de partilhar o conhecimento resultante da parceria e sinergias transfronteiriças e de traçar novos desafios para o futuro.

Temas

|

Seminário de Promoção e Prevenção na Infância

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “tem de ser muito bem utilizado” para permitir o “salto tecnológico” do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto. O diretor executivo do SNS acredita que “a SPMS está a fazer esse […]

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

“Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida. “É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”, observou, […]

eHealth Sessions 2 I Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde. Num evento centrado nos Dados em Saúde, […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.