Notícias

Dia Internacional Contra a Corrupção assinalado com visita da Secretária de Estado Adjunta e da Saúde ao CCM-SNS

9 Dezembro, 2019

No dia em que se assinala a Luta Internacional Contra a Corrupção, 09 de dezembro, a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, visitou o Centro de Controlo e Monitorização do Serviço Nacional de Saúde (CCM-SNS), sediado na Maia.

O Conselho de Administração da SPMS, presidido por Henrique Martins, acompanhou a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde ao CCM-SNS.

Esta visita reforça a intenção do programa do Governo na luta contra a corrupção, com o objetivo de consciencializar os cidadãos sobre a corrupção e as suas consequências, bem como envolver toda a sociedade no combate deste crime, principalmente através de denúncias. O Governo está, neste momento, a preparar a estratégia nacional contra a corrupção.

Criado em 2010, o CCM-SNS, ou a “Jóia da Coroa” como foi apelidado, é responsável por gerir e assegurar todas as atividades relacionadas com o processo de conferência de faturas do SNS (desde a receção dos ficheiros e documentos de prescrição e prestação até ao correto apuramento dos valores devidos) nas áreas do medicamento, meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT), cuidados continuados integrados, diálise, cuidados respiratórios domiciliários, programa de troca de seringas e, mais recentemente, tratamentos termais.

Sob a coordenação da SPMS desde julho de 2018, o CCM-SNS monitoriza, por mês, uma despesa global no valor de 200 milhões de euros e processa mais de 8 milhões de documentos, dos quais, mais de 70% são desmaterializados, com 95% de receitas e 50% de exames sem papel.

Confere cerca de 14 milhões de embalagens de medicamentos, mais de 5,4 milhões de exames (MCDT) e já registou 160 pedidos de extração de dados por entidades externas para apuramento de eventuais irregularidades.

O investimento no CCM do SNS é prioritário para o Ministério de Saúde, como confirmou a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, porque “rigor, transparências e monitorização permanentes são instrumentos essenciais no combate à fraude e à corrupção”.

A SPMS tem em curso a atualização do modelo de deteção da fraude e do desperdício, com o objetivo de melhorar a sua capacidade interventiva, ampliando e consolidando o papel do CCM-SNS em funções de monitorização, acompanhamento e reporte.

Temas

|

Visita da Secretária de Estado Jamila Madeira ao SNS

Vacina Covid-19 I Mais de 78 milhões de mensagens enviadas em 2 anos

30 Janeiro, 2023

A primeira convocatória para a vacina contra a Covid-19, através de mensagens (SMS) do número 2424, foi enviada no dia 29 de janeiro de 2021. Nestes dois anos, mais de 78 milhões de SMS, exclusivamente de agendamento, foram enviadas para os utentes elegíveis para vacinação em cada fase do processo.

banner termos e condiçoes app sns 24

“As eHealth Sessions são uma aposta ganha”

28 Janeiro, 2023

“Tem sido uma experiência muito interessante”, frisou Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS, na abertura da quarta e última eHealth Sessions, que decorreu no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), na manhã do dia 27 de janeiro.

Acordo-Quadro 2022/10 – Para Fornecimento de Material de Penso de Efeito Terapêutico

27 Janeiro, 2023

A SPMS, EPE publicou o Concurso Público Internacional para a formação do Acordo-Quadro CP 2022/10 – Para fornecimento de Material de Penso de Efeito Terapêutico, que entrou em vigor no dia 26 de janeiro. Este acordo-quadro inclui vários tipos de penso e materiais, cujo efeito terapêutico no tratamento de feridas promove e otimiza a sua […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.