Notícias

Dia Internacional Contra a Corrupção assinalado com visita da Secretária de Estado Adjunta e da Saúde ao CCM-SNS

9 Dezembro, 2019

No dia em que se assinala a Luta Internacional Contra a Corrupção, 09 de dezembro, a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, visitou o Centro de Controlo e Monitorização do Serviço Nacional de Saúde (CCM-SNS), sediado na Maia.

O Conselho de Administração da SPMS, presidido por Henrique Martins, acompanhou a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde ao CCM-SNS.

Esta visita reforça a intenção do programa do Governo na luta contra a corrupção, com o objetivo de consciencializar os cidadãos sobre a corrupção e as suas consequências, bem como envolver toda a sociedade no combate deste crime, principalmente através de denúncias. O Governo está, neste momento, a preparar a estratégia nacional contra a corrupção.

Criado em 2010, o CCM-SNS, ou a “Jóia da Coroa” como foi apelidado, é responsável por gerir e assegurar todas as atividades relacionadas com o processo de conferência de faturas do SNS (desde a receção dos ficheiros e documentos de prescrição e prestação até ao correto apuramento dos valores devidos) nas áreas do medicamento, meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT), cuidados continuados integrados, diálise, cuidados respiratórios domiciliários, programa de troca de seringas e, mais recentemente, tratamentos termais.

Sob a coordenação da SPMS desde julho de 2018, o CCM-SNS monitoriza, por mês, uma despesa global no valor de 200 milhões de euros e processa mais de 8 milhões de documentos, dos quais, mais de 70% são desmaterializados, com 95% de receitas e 50% de exames sem papel.

Confere cerca de 14 milhões de embalagens de medicamentos, mais de 5,4 milhões de exames (MCDT) e já registou 160 pedidos de extração de dados por entidades externas para apuramento de eventuais irregularidades.

O investimento no CCM do SNS é prioritário para o Ministério de Saúde, como confirmou a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, porque “rigor, transparências e monitorização permanentes são instrumentos essenciais no combate à fraude e à corrupção”.

A SPMS tem em curso a atualização do modelo de deteção da fraude e do desperdício, com o objetivo de melhorar a sua capacidade interventiva, ampliando e consolidando o papel do CCM-SNS em funções de monitorização, acompanhamento e reporte.

Temas

|

Visita da Secretária de Estado Jamila Madeira ao SNS

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.