SClínico Hospitalar no Serviço de Urgência do Hospital de Santarém

18 Dezembro, 2019

Desde o dia 11 de dezembro que é utlizado, com sucesso, o SClínico Hospitalar nas várias unidades do Serviço de Urgência do Hospital Distrital de Santarém (HDS).

O SClínico Hospitalar já estava implementado no Internamento dos diferentes serviços, na Consulta, Bloco e Hospital de Dia. A extensão ao Serviço de Urgência (SU), em substituição do anterior sistema, vem permitir ganhos substanciais ao nível do aproveitamento de recursos e poupanças financeiras.

A SPMS, EPE, em articulação com a entidade hospitalar e respetivos fornecedores, concluiu o processo de migração com sucesso e, agora, a instituição dispõe de uma aplicação única, comum a todos os prestadores de cuidados, em todos os âmbitos e centrada no utente.

Através da ativação deste módulo, o acesso à informação clínica do doente, a utilização e partilha dos dados com profissionais de saúde de diversas áreas, bem como a sistematização dos mesmos, permitirá a uniformização de práticas e da informação recolhida a nível nacional, contribuindo para um melhor acompanhamento e prestação de cuidados de saúde ao cidadão.

Destaca-se, ainda, que se trata de mais uma unidade hospitalar a utilizar a integração da prescrição interna de medicação totalmente suportada através da LIGHt, a plataforma de integração local da SPMS. Esta recorre a padrões internacionais de interoperabilidade técnica, nomeadamente HL7. Na componente semântica, estão em utilização os catálogos de prescrição recentemente publicados pelo Centro de Terminologias Clínicas da SPMS, codificados nas terminologias clínicas internacionais EDQM e SNOMED CT.

Por outro lado, com a utilização do módulo de Triagem do SClínico Hospitalar certificado, e de acordo com as normas emanadas pelo Grupo Português de Triagem e a possibilidade de utilização do BI SClínico Hospitalar, a instituição passa a estar dotada de ferramentas robustas para o acompanhamento e garante de qualidade do serviço prestado aos utentes do HDS.

A SPMS, EPE, em colaboração com os hospitais, tem impulsionado a partilha de recursos, a interação e envolvimento de diferentes entidades do SNS, cumprindo as orientações da tutela, bem como a prossecução de sinergias entre instituições hospitalares.

hospital de santarém

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.

SPMS promove Webinar SClínico Hospitalar – Perfil Farmacêutico

14 Setembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, e o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, participaram na sessão de abertura do Webinar SClínico Hospitalar – Perfil Farmacêutico que decorreu nesta terça-feira, 13 de setembro, a partir das instalações da SPMS, em Lisboa.