Notícias

Números das Compras de Bens e Serviços de Saúde em 2019

30 Dezembro, 2019

Em 2019, a SPMS, EPE adjudicou mais de 1 000 milhões de euros em processos de aquisição de bens e serviços de saúde, num total de 370 processos. A poupança, face ao valor reportado pelas instituições, foi superior a 124 milhões (124 925 707,26€). Os contratos públicos de aprovisionamento chegaram aos 17 480.

Números expressivos que marcaram o ano em que a SPMS desenvolveu projetos conjuntos com o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, o Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães e o Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto para o alargamento da compra centralizada.

Arrancou, também, a colaboração com o Hospital de Braga para a agregação centralizada de bens e serviços de saúde, após a integração desta instituição no Serviço Nacional de Saúde.

Com 16 categorias, a agregação centralizada permite que as instituições do SNS se concentrem mais na prestação de cuidados de saúde aos cidadãos.

Além destes números, destacam-se os peritos, cerca de 90 que colaboraram no desenvolvimento e preparação dos Acordos-Quadro. Atualmente, estão em vigor 81 Acordos-Quadro.

Relativamente ao número de fornecedores em Catálogo situa-se nos 377 e os artigos chegam aos 5 049. De referir ainda que, no ano que agora termina, a média de tramitação de um processo foi de 29 dias.

A SPMS pretende continuar a apoiar as instituições a alcançarem a sua missão, promovendo a cooperação e aplicando todo o seu know-how ao serviço do SNS. Para 2020, mais projetos, mais eficácia e eficiência nas instituições do SNS, maior equidade e mais acesso são os desejos da SPMS, enquanto entidade responsável pelas Compras Públicas da Saúde!

imagem com comprimidos

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

Voltar
co-financiamento
Donec amet, leo ultricies elit. sem, facilisis fringilla vel, at Curabitur nec
Voltar para o topo.