Notícias

INEM reforça parceria com SPMS

2 Dezembro, 2019

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) reforçou a parceria com a SPMS, EPE, atribuindo-lhe a competência para assegurar a contratação de serviços de gestão para a sua frota automóvel, que se encontra distribuída geograficamente por todo o território continental, e para a qual é necessário garantir, em permanência, a respetiva manutenção, assistência técnica e reparação.

Em 2017, iniciou-se a parceria entre as duas entidades, com o processo de aquisição centralizado de 22 novas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER). Esta aquisição representou um incremento significativo dessa frota, visando melhorar a resposta aos pedidos urgentes de assistência médica, bem como dotar o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) de robustez e condições adequadas ao seu normal funcionamento.

Em 2018, a SPMS assegurou, de forma célebre e eficiente, a contratação de meios aéreos para o INEM. Esta contratação permitiu a disponibilização permanente e exclusiva de quatro helicópteros, para situações de emergência médica, constituindo um upgrade e uma diferenciação do serviço anteriormente existente, considerando que permitiu disponibilizar duas aeronaves médias para o transporte de dois doentes.

A prestação destes serviços inclui equipas compostas por médicos e enfermeiros, bem como equipamentos e consumíveis assegurados diretamente pelo INEM, dispondo de capacidade para prestação de cuidados de Suporte Avançado de Vida.

Enquanto central de compras da saúde e em observância dos princípios gerais da contratação pública, a SPMS tem como objetivo máximo a criação de valor para o Ministério da Saúde. É neste enquadramento que o INEM tem vindo a atribuir à SPMS a competência para assegurar a contratação de bens e serviços essenciais à prossecução das missões públicas que lhe estão atribuídas, reconhecendo, desta forma, maior dinamismo e ganhos de eficiência nos processos de compra conduzidos com a participação da SPMS.

Ministra da Saúde visita SNS 24 e destaca humanismo do serviço SNS Grávida

4 Junho, 2024

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, visitou as instalações do SNS 24, em Lisboa, acompanhada pela presidente da SPMS, Sandra Cavaca, nesta terça-feira, dia 4 de junho. O vogal executivo, Nuno Costa, e o diretor do Centro Nacional de Telessaúde I SNS 24, João Oliveira, estiveram presentes na visita. A governante observou o funcionamento […]

16 mil novos computadores entregues nos Cuidados de Saúde Primários

4 Junho, 2024

A distribuição de cerca de 16 mil computadores para os Cuidados de Saúde Primários foi concluída nas Unidades Locais de Saúde (ULS) do país. Trata-se de um investimento superior a 10 milhões de euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O parque informático dos Cuidados de Saúde Primários foi renovado com equipamentos […]

Voltar
Voltar para o topo.