Notícias

INEM reforça parceria com SPMS

2 Dezembro, 2019

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) reforçou a parceria com a SPMS, EPE, atribuindo-lhe a competência para assegurar a contratação de serviços de gestão para a sua frota automóvel, que se encontra distribuída geograficamente por todo o território continental, e para a qual é necessário garantir, em permanência, a respetiva manutenção, assistência técnica e reparação.

Em 2017, iniciou-se a parceria entre as duas entidades, com o processo de aquisição centralizado de 22 novas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER). Esta aquisição representou um incremento significativo dessa frota, visando melhorar a resposta aos pedidos urgentes de assistência médica, bem como dotar o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) de robustez e condições adequadas ao seu normal funcionamento.

Em 2018, a SPMS assegurou, de forma célebre e eficiente, a contratação de meios aéreos para o INEM. Esta contratação permitiu a disponibilização permanente e exclusiva de quatro helicópteros, para situações de emergência médica, constituindo um upgrade e uma diferenciação do serviço anteriormente existente, considerando que permitiu disponibilizar duas aeronaves médias para o transporte de dois doentes.

A prestação destes serviços inclui equipas compostas por médicos e enfermeiros, bem como equipamentos e consumíveis assegurados diretamente pelo INEM, dispondo de capacidade para prestação de cuidados de Suporte Avançado de Vida.

Enquanto central de compras da saúde e em observância dos princípios gerais da contratação pública, a SPMS tem como objetivo máximo a criação de valor para o Ministério da Saúde. É neste enquadramento que o INEM tem vindo a atribuir à SPMS a competência para assegurar a contratação de bens e serviços essenciais à prossecução das missões públicas que lhe estão atribuídas, reconhecendo, desta forma, maior dinamismo e ganhos de eficiência nos processos de compra conduzidos com a participação da SPMS.

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
diam mattis consectetur dolor risus ut leo venenatis vulputate, Nullam vel,
Voltar para o topo.