Notícias

Computação quântica em destaque na primeira edição da “SPMS Vision Paper Series”

19 Dezembro, 2019

A SPMS lançou uma publicação que contempla uma série de artigos da “Visão SPMS”.

Cada artigo é assinado por elementos de equipas técnicas da SPMS, descrevendo uma tecnologia, tendência ou tópico promissor, e conta com o contributo da respetiva hierarquia, comentários e revisão do Presidente do Conselho de Administração da SPMS, descrevendo-se a visão do Presidente sobre estas tendências e as próximas ações da SPMS neste âmbito.

“Computação quântica: como pode o SNS Português beneficiar?” é o primeiro artigo desta série. É um contributo inicial para introduzir o conceito associado à Computação Quântica, exemplificando algumas iniciativas em progresso no sector e sobre como pode, em breve, aumentar o valor nos sistemas de informação em saúde.

A computação quântica terá implicações na programação e na arquitetura de sistemas de informação e tem um enorme potencial para apoiar profissionais de saúde e o cidadão com ferramentas de suporte à decisão clínica, com um alto nível de segurança, confiança e integridade da informação, através de interfaces homem/máquina, criação de conhecimento e inteligência artificial quântica.

Consulte o primeiro número desta edição aqui.

Temas

|

banner Quantum computing Vision paper

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.