Notícias

Centro Nacional de TeleSaúde participa no Fórum DPOC no Alto Minho

5 Dezembro, 2019

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) no Alto Minho foi o tema do Fórum realizado a 03 de dezembro, no Centro Pastoral Paulo VI – Darque. Micaela Monteiro, Diretora do Centro Nacional de TeleSaúde, participou no painel de discussão que abordou a perspetiva do profissional quanto a esta doença e contou com visões de diferentes profissionais da saúde.

Micaela Monteiro defende que “as tecnologias de informação são cada vez mais ferramentas poderosas para criar novas formas de prestação de cuidados de saúde”, e a ULS do Alto Minho tem apostado nisso, alterando a forma como os profissionais se organizam em torno do doente e da sua família, sobretudo numa patologia crónica prevalente como é a DPOC.

O papel da telessaúde, nomeadamente a telemonitorização, teleassitência domiciliária e teleconsulta têm permitido ao doente e aos seus cuidadores um papel mais ativo na gestão da doença, possibilitando uma intervenção precoce e eficaz no doente com DPOC e evitando, assim, idas ao hospital, quer em agudização, quer para consulta especializada de rotina.

Este Fórum permitiu debater diferentes questões centradas nesta doença respiratória crónica e de que forma a telessaúde contribui para uma prestação de serviço com maior qualidade e um melhor acompanhamento das condições de cada doente, permitindo, assim, uma reação atempada que adie o agravamento dos doentes que pertencem à ULSAM.

A ULSAM integra o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, o Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, treze centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas unidades de convalescença. A SPMS, EPE, através do CNTS, contribui para a estratégia nacional de promoção da telessaúde, para a criação de novos modelos de prestação de cuidados de saúde alavancados pelas TIC, com valor acrescentado ao cidadão e ao sistema de saúde.


Temas

|

Fórum DPOC3

ULS Alentejo Central recebe primeiros computadores no âmbito do PRR 

22 Março, 2024

Foram entregues esta sexta-feira, 22 de março, os primeiros de cerca de 720 computadores, dos quais 491 desktops e 229 portáteis, destinados à modernização dos postos de trabalho dos cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).  O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, assinalou a ocasião com a entrega […]

SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços

22 Março, 2024

No dia em que assinala o seu 14.º aniversário, a SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços, com os 40 mais impactantes. Digital e acessível através do site, este catálogo é estratégico e essencial para divulgar a oferta de produtos e serviços da SPMS, promover a imagem da organização e reforçar a marca e […]

Catálogo de Produtos e Serviços SPMS

SPMS distinguida na HIMSS24

21 Março, 2024

A SPMS participou na conferência HIMSS24 Global Health, que decorreu em Orlando, nos Estados Unidos da América, entre os dias 11 e 15 de março. No âmbito da representação portuguesa, Cátia Sousa Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais da SPMS, foi distinguida com o prémio HIMSS Policy Influencer Award 2024, […]

Voltar
Voltar para o topo.