Notícias

Workshops sobre Dispensa Eletrónica Europeia para Farmacêuticos promovidos pela SPMS

22 Novembro, 2019

A SPMS promoveu dois workshops para farmacêuticos no âmbito da dispensa eletrónica, através dos serviços “A Minha Saúde na Europa”, nos dias 19 e 20 de novembro. Com o apoio da Associação de Farmácias de Portugal (AFP), o primeiro workshop realizou-se na SPMS, em Lisboa, e o segundo teve lugar nas instalações da AFP no Porto.

O objetivo destes workshops foi a apresentação e divulgação deste serviço, assim como obter sugestões e esclarecer dúvidas. Com a Prescrição e Dispensa Eletrónica, os cidadãos europeus podem obter medicamentos numa farmácia, noutro Estado-Membro aderente, graças à transferência em linha da receita eletrónica do seu país de residência, através de um sistema de saúde, para o país de tratamento.

A prescrição eletrónica é receitada por um profissional de saúde no país de afiliação e a dispensa dos medicamentos é feita numa farmácia no país de tratamento. De referir que a prescrição eletrónica contém as mesmas informações que a receita médica regular, isto é, identificação do médico, do paciente e o medicamento prescrito, sendo os dados apenas usados para o fornecimento dos medicamentos.

Objetivamente, estes serviços têm o propósito de facilitar aos cidadãos europeus o acesso a medicação receitada por médicos do próprio país, em situações de emergência, noutro Estado-Membro.

O serviço de Prescrição e Dispensa Eletrónica já está disponível desde janeiro deste ano nos dois primeiros Estados-Membros, Finlândia e Estónia, que começaram a trocar prescrições eletrónicas e perto de 3000 receitas foram dispensadas desde o lançamento do serviço. Adicionalmente, a 24 de setembro, a Croácia integrou os serviços, permitindo assim a dispensa de medicamentos nas suas farmácias.

Em Portugal, o serviço estará disponível entre o final deste ano e o início de 2020 para cidadãos finlandeses que necessitem de dispensar medicamentos em Portugal, e para cidadãos portugueses que viajem para a Estónia e Croácia.

Workshop Dispensa Eletrónica Europeia- apresentação2

ULS Alentejo Central recebe primeiros computadores no âmbito do PRR 

22 Março, 2024

Foram entregues esta sexta-feira, 22 de março, os primeiros de cerca de 720 computadores, dos quais 491 desktops e 229 portáteis, destinados à modernização dos postos de trabalho dos cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).  O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, assinalou a ocasião com a entrega […]

SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços

22 Março, 2024

No dia em que assinala o seu 14.º aniversário, a SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços, com os 40 mais impactantes. Digital e acessível através do site, este catálogo é estratégico e essencial para divulgar a oferta de produtos e serviços da SPMS, promover a imagem da organização e reforçar a marca e […]

Catálogo de Produtos e Serviços SPMS

SPMS distinguida na HIMSS24

21 Março, 2024

A SPMS participou na conferência HIMSS24 Global Health, que decorreu em Orlando, nos Estados Unidos da América, entre os dias 11 e 15 de março. No âmbito da representação portuguesa, Cátia Sousa Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais da SPMS, foi distinguida com o prémio HIMSS Policy Influencer Award 2024, […]

Voltar
Voltar para o topo.