Notícias

Workshops sobre Dispensa Eletrónica Europeia para Farmacêuticos promovidos pela SPMS

22 Novembro, 2019

A SPMS promoveu dois workshops para farmacêuticos no âmbito da dispensa eletrónica, através dos serviços “A Minha Saúde na Europa”, nos dias 19 e 20 de novembro. Com o apoio da Associação de Farmácias de Portugal (AFP), o primeiro workshop realizou-se na SPMS, em Lisboa, e o segundo teve lugar nas instalações da AFP no Porto.

O objetivo destes workshops foi a apresentação e divulgação deste serviço, assim como obter sugestões e esclarecer dúvidas. Com a Prescrição e Dispensa Eletrónica, os cidadãos europeus podem obter medicamentos numa farmácia, noutro Estado-Membro aderente, graças à transferência em linha da receita eletrónica do seu país de residência, através de um sistema de saúde, para o país de tratamento.

A prescrição eletrónica é receitada por um profissional de saúde no país de afiliação e a dispensa dos medicamentos é feita numa farmácia no país de tratamento. De referir que a prescrição eletrónica contém as mesmas informações que a receita médica regular, isto é, identificação do médico, do paciente e o medicamento prescrito, sendo os dados apenas usados para o fornecimento dos medicamentos.

Objetivamente, estes serviços têm o propósito de facilitar aos cidadãos europeus o acesso a medicação receitada por médicos do próprio país, em situações de emergência, noutro Estado-Membro.

O serviço de Prescrição e Dispensa Eletrónica já está disponível desde janeiro deste ano nos dois primeiros Estados-Membros, Finlândia e Estónia, que começaram a trocar prescrições eletrónicas e perto de 3000 receitas foram dispensadas desde o lançamento do serviço. Adicionalmente, a 24 de setembro, a Croácia integrou os serviços, permitindo assim a dispensa de medicamentos nas suas farmácias.

Em Portugal, o serviço estará disponível entre o final deste ano e o início de 2020 para cidadãos finlandeses que necessitem de dispensar medicamentos em Portugal, e para cidadãos portugueses que viajem para a Estónia e Croácia.

Workshop Dispensa Eletrónica Europeia- apresentação2

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
porta. eleifend felis ultricies lectus diam fringilla ante. amet, Praesent elit.
Voltar para o topo.