Notícias

Workshops sobre Dispensa Eletrónica Europeia para Farmacêuticos promovidos pela SPMS

22 Novembro, 2019

A SPMS promoveu dois workshops para farmacêuticos no âmbito da dispensa eletrónica, através dos serviços “A Minha Saúde na Europa”, nos dias 19 e 20 de novembro. Com o apoio da Associação de Farmácias de Portugal (AFP), o primeiro workshop realizou-se na SPMS, em Lisboa, e o segundo teve lugar nas instalações da AFP no Porto.

O objetivo destes workshops foi a apresentação e divulgação deste serviço, assim como obter sugestões e esclarecer dúvidas. Com a Prescrição e Dispensa Eletrónica, os cidadãos europeus podem obter medicamentos numa farmácia, noutro Estado-Membro aderente, graças à transferência em linha da receita eletrónica do seu país de residência, através de um sistema de saúde, para o país de tratamento.

A prescrição eletrónica é receitada por um profissional de saúde no país de afiliação e a dispensa dos medicamentos é feita numa farmácia no país de tratamento. De referir que a prescrição eletrónica contém as mesmas informações que a receita médica regular, isto é, identificação do médico, do paciente e o medicamento prescrito, sendo os dados apenas usados para o fornecimento dos medicamentos.

Objetivamente, estes serviços têm o propósito de facilitar aos cidadãos europeus o acesso a medicação receitada por médicos do próprio país, em situações de emergência, noutro Estado-Membro.

O serviço de Prescrição e Dispensa Eletrónica já está disponível desde janeiro deste ano nos dois primeiros Estados-Membros, Finlândia e Estónia, que começaram a trocar prescrições eletrónicas e perto de 3000 receitas foram dispensadas desde o lançamento do serviço. Adicionalmente, a 24 de setembro, a Croácia integrou os serviços, permitindo assim a dispensa de medicamentos nas suas farmácias.

Em Portugal, o serviço estará disponível entre o final deste ano e o início de 2020 para cidadãos finlandeses que necessitem de dispensar medicamentos em Portugal, e para cidadãos portugueses que viajem para a Estónia e Croácia.

Workshop Dispensa Eletrónica Europeia- apresentação2

“Exames Sem Papel” vence “Prémio Transformação Digital 2022”

28 Novembro, 2022

O Prémio Transformação Digital 2022 foi atribuído ao projeto “Exames Sem Papel”, na categoria “Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital”, na 2ª edição desta iniciativa promovida pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. A app SNS 24 foi reconhecida com uma menção honrosa na categoria “Proximidade com o […]

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) "tem de ser muito bem utilizado" para permitir o "salto tecnológico" do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto.

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

"Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.