Notícias

“The way forward”com SPMS para debater Europa e Estratégia no Fórum da OCDE

21 Novembro, 2019

Em representação de Portugal, Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, participou nesta quinta-feira, em Copenhaga, no Health in the 21st Century: data, policy, and digital technology, Fórum Político de Alto Nível da OCDE (Organisation for Economic Co-operation and Development).

Sob o tema “The way forward”, o painel contou com a intervenção do dirigente da SPMS, de diretores-gerais de entidades de saúde da Suécia e Finlândia, do Secretário de Estado da Saúde da Suíça e do Ministro da Saúde da Lituânia.

Henrique Martins falou da experiência portuguesa, nomeadamente do Portal SNS – área da transparência, dos serviços transfronteiriços, da questão da fraude com sistemas de informação, do uso dos sistemas como canal de comunicação, destacando a Área do Cidadão do Portal SNS e referiu-se, ainda, às vantagens do symptom checker (Avaliar Sintomas).

Dinâmico e interativo, o painel decorreu no período da tarde, permitindo sintetizar os principais tópicos e objetivos alcançados neste Fórum, bem como discutir as próximas etapas da transformação digital do setor da Saúde, com destaque para as políticas de segurança, confidencialidade e governança de dados em saúde, conforme recomendado pelo OCDE, organização que tem como prioridade a boa governação dos setores público e privado.

A implementação de estratégias nacionais que envolvam os cidadãos na gestão da sua própria saúde, através do uso de tecnologias e dados digitais, assume-se como fundamental para melhorar a eficiência e eficácia dos sistemas de saúde.

Após o painel com participação de Portugal, os dirigentes da OCDE encerraram o Fórum com um olhar sobre ações futuras.

Temas

Fórum OCDE painel The way forward3

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
libero pulvinar venenatis, dictum sit elementum diam venenatis ultricies
Voltar para o topo.