Notícias

Sistemas de Aquisição Dinâmicos lançados pela SPMS abertos a novos fornecedores

26 Novembro, 2019

A SPMS tem vindo a lançar Sistemas de Aquisição Dinâmicos (SAD), desde junho de 2019, com o objetivo de maximizar a concorrência e a transparência nos seus procedimentos, enquanto central de compras da saúde. Estes sistemas são abertos a novos operadores que podem integrar a bolsa de fornecedores, desde que preencham os requisitos de capacidade técnica e financeira definidos.

Este procedimento que possibilita a apresentação de candidaturas durante um período de 4 anos, o período de vigência do SAD, permite também a candidatura de qualquer fornecedor. Decorrendo o mecanismo de contratação em duas fases:

  • A SPMS, E.P.E., enquanto central de compras qualifica tecnicamente e financeiramente os candidatos, que durante o período de vigência do SAD se vão candidatando, permitindo a construção de uma bolsa robusta e dinâmica de fornecedores qualificados, sendo constituído e disponibilizado automaticamente um catálogo na plataforma eletrónica de contratação pública www.comprasnasaude.pt, às entidades do Ministério da Saúde/instituições do Sistema Nacional de Saúde ou às entidades que venham a celebrar contratos de adesão com a SPMS,E.P.E.
  • Após a qualificação progressiva dos candidatos pela SPMS, E.P.E., as entidades adquirentes podem através do catálogo, convidar os fornecedores qualificados por lote, avaliar e adjudicar a melhor proposta.

Os procedimentos disponibilizados na plataforma eletrónica de contratação pública http://www.comprasnasaude.pt podem ser localizados pela Referência de Procedimento indicados na tabela seguinte:

Ref.ª de ProcedimentoDescrição
UAQT2019018
Serviços de Consultoria de Tecnologia Blockchain
UAQT2019014
Serviços de Manutenção de Geradores e UPS
UAQT2019013
Serviços de Inteligência Artificial
UAQT2019015
Serviços de Telemedicina
UAQT2019009Serviços de Consultoria em Tecnologia Mobile e
Desenvolvimento, Concepção e Suporte de Sites, Portais e
Webservices

Na prossecução do interesse público e em prol da eficiência, celeridade e economia dos procedimentos SAD, a SPMS tem vindo a introduzir este tipo de procedimento especial que considera uma forma de melhorar o futuro das compras na saúde, pelo maior dinamismo, renovação permanente da concorrência, maior abrangência, inovação e transparência dos procedimentos.

Temas

|

2º Sistema de Aquisição Dinâmico Tecnologias

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.