Notícias

Secretária de Estado Adjunta da Saúde na SPMS para o lançamento do PENTS

12 Novembro, 2019

“Claramente, a telessaúde e a telemedicina são peças estruturantes daquilo que acreditamos ser uma visão para a saúde do futuro”, salientou a Secretária de Estado Adjunta da Saúde, Jamila Madeira, na sessão de apresentação do Plano Estratégico Nacional para a Telessaúde (PENTS) que decorreu hoje no auditório da SPMS, em Lisboa.

Felicitando a SPMS pela inovação que tem introduzido em todas as suas ações, Jamila Madeira dirigiu palavras de estímulo e empenho, reforçando a importância da telessaúde nas dinâmicas de construir soluções, potenciar ganhos, “proporcionar acessibilidade e proximidade”, sem esquecer a interoperabilidade e a segurança da informação, concluindo com um agradecimento “pelo vosso contributo nesta tarefa absolutamente gigante”.

No arranque da sessão, Henrique Martins, Presidente do CA da SPMS, falou do propósito deste plano na definição de uma estratégia ampla para alavancar a telessaúde como meio para uma melhor gestão da saúde e dos seus serviços, pensada para resolver problemas. “A telessaúde é hoje uma realidade, agora é fazê-la de uma forma mais estruturada”, realçou o dirigente.

Com sala cheia, a sessão contou com a intervenção da Diretora do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), Micaela Monteiro, que abordou as linhas estratégicas do PENTS, os contributos dos stakeholders institucionais, do setor privado e social, abrangendo todas as áreas da sociedade, a análise do contexto nacional e internacional para a construção deste Plano. “Temos que fazer diferente e para isso temos que inovar.”

Uma demonstração do RSE Live, simulação de uma teleconsulta e as intervenções de Carlos Ribeiro (CRT), Paula Amorim, Fréderic Lievens, da IsfTeH – Internacional Society for Telehealth and eHealth, e de Jefferson Fernandes- President of the Board of Directors Global Summit & Digital Telemedicine Health completaram a sessão que culminou com a celebração do 3º aniversário do CNTS.

Temas

|

Secretária de Estado Adjunta da Saúde no lançamento do PENTS

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) "tem de ser muito bem utilizado" para permitir o "salto tecnológico" do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto.

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

"Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida.

eHealth Sessions 2 | Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.