Notícias

Secretária de Estado Adjunta da Saúde na SPMS para o lançamento do PENTS

12 Novembro, 2019

“Claramente, a telessaúde e a telemedicina são peças estruturantes daquilo que acreditamos ser uma visão para a saúde do futuro”, salientou a Secretária de Estado Adjunta da Saúde, Jamila Madeira, na sessão de apresentação do Plano Estratégico Nacional para a Telessaúde (PENTS) que decorreu hoje no auditório da SPMS, em Lisboa.

Felicitando a SPMS pela inovação que tem introduzido em todas as suas ações, Jamila Madeira dirigiu palavras de estímulo e empenho, reforçando a importância da telessaúde nas dinâmicas de construir soluções, potenciar ganhos, “proporcionar acessibilidade e proximidade”, sem esquecer a interoperabilidade e a segurança da informação, concluindo com um agradecimento “pelo vosso contributo nesta tarefa absolutamente gigante”.

No arranque da sessão, Henrique Martins, Presidente do CA da SPMS, falou do propósito deste plano na definição de uma estratégia ampla para alavancar a telessaúde como meio para uma melhor gestão da saúde e dos seus serviços, pensada para resolver problemas. “A telessaúde é hoje uma realidade, agora é fazê-la de uma forma mais estruturada”, realçou o dirigente.

Com sala cheia, a sessão contou com a intervenção da Diretora do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), Micaela Monteiro, que abordou as linhas estratégicas do PENTS, os contributos dos stakeholders institucionais, do setor privado e social, abrangendo todas as áreas da sociedade, a análise do contexto nacional e internacional para a construção deste Plano. “Temos que fazer diferente e para isso temos que inovar.”

Uma demonstração do RSE Live, simulação de uma teleconsulta e as intervenções de Carlos Ribeiro (CRT), Paula Amorim, Fréderic Lievens, da IsfTeH – Internacional Society for Telehealth and eHealth, e de Jefferson Fernandes- President of the Board of Directors Global Summit & Digital Telemedicine Health completaram a sessão que culminou com a celebração do 3º aniversário do CNTS.

Temas

|

Secretária de Estado Adjunta da Saúde no lançamento do PENTS

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

25 Junho, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o […]

Digitalização melhora referenciação de utentes para a RNCCI

18 Junho, 2025

A SPMS e o Instituto de Informática da Segurança Social desmaterializaram o cálculo das taxas de comparticipação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), numa iniciativa conjunta que arrancou no dia 8 de maio. Desta forma, pretende-se melhorar a interoperabilidade entre os dois sistemas, reduzindo o esforço dos profissionais intervenientes, nomeadamente na transcrição dos […]

Portugal acima da média europeia na maturidade em Saúde Digital

17 Junho, 2025

Portugal destaca-se na maturidade em Saúde Digital com uma pontuação global de 88%, em 2024, superando a média da União Europeia (UE), fixada em 82,70%. Os dados constam no relatório “Década Digital 2025: Estudo de Indicadores de Saúde Digital”, do Digital Economy and Society Index (DESI) 2025. Portugal superou também o valor registado em 2023 (86%), […]

04_DESI_Portugal_Site_860x500
Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.