Notícias

Secretária de Estado Adjunta da Saúde na SPMS para o lançamento do PENTS

12 Novembro, 2019

“Claramente, a telessaúde e a telemedicina são peças estruturantes daquilo que acreditamos ser uma visão para a saúde do futuro”, salientou a Secretária de Estado Adjunta da Saúde, Jamila Madeira, na sessão de apresentação do Plano Estratégico Nacional para a Telessaúde (PENTS) que decorreu hoje no auditório da SPMS, em Lisboa.

Felicitando a SPMS pela inovação que tem introduzido em todas as suas ações, Jamila Madeira dirigiu palavras de estímulo e empenho, reforçando a importância da telessaúde nas dinâmicas de construir soluções, potenciar ganhos, “proporcionar acessibilidade e proximidade”, sem esquecer a interoperabilidade e a segurança da informação, concluindo com um agradecimento “pelo vosso contributo nesta tarefa absolutamente gigante”.

No arranque da sessão, Henrique Martins, Presidente do CA da SPMS, falou do propósito deste plano na definição de uma estratégia ampla para alavancar a telessaúde como meio para uma melhor gestão da saúde e dos seus serviços, pensada para resolver problemas. “A telessaúde é hoje uma realidade, agora é fazê-la de uma forma mais estruturada”, realçou o dirigente.

Com sala cheia, a sessão contou com a intervenção da Diretora do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), Micaela Monteiro, que abordou as linhas estratégicas do PENTS, os contributos dos stakeholders institucionais, do setor privado e social, abrangendo todas as áreas da sociedade, a análise do contexto nacional e internacional para a construção deste Plano. “Temos que fazer diferente e para isso temos que inovar.”

Uma demonstração do RSE Live, simulação de uma teleconsulta e as intervenções de Carlos Ribeiro (CRT), Paula Amorim, Fréderic Lievens, da IsfTeH – Internacional Society for Telehealth and eHealth, e de Jefferson Fernandes- President of the Board of Directors Global Summit & Digital Telemedicine Health completaram a sessão que culminou com a celebração do 3º aniversário do CNTS.

Temas

|

Secretária de Estado Adjunta da Saúde no lançamento do PENTS

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.