Notícias

Secretária de Estado Adjunta da Saúde na SPMS para o lançamento do PENTS

12 Novembro, 2019

“Claramente, a telessaúde e a telemedicina são peças estruturantes daquilo que acreditamos ser uma visão para a saúde do futuro”, salientou a Secretária de Estado Adjunta da Saúde, Jamila Madeira, na sessão de apresentação do Plano Estratégico Nacional para a Telessaúde (PENTS) que decorreu hoje no auditório da SPMS, em Lisboa.

Felicitando a SPMS pela inovação que tem introduzido em todas as suas ações, Jamila Madeira dirigiu palavras de estímulo e empenho, reforçando a importância da telessaúde nas dinâmicas de construir soluções, potenciar ganhos, “proporcionar acessibilidade e proximidade”, sem esquecer a interoperabilidade e a segurança da informação, concluindo com um agradecimento “pelo vosso contributo nesta tarefa absolutamente gigante”.

No arranque da sessão, Henrique Martins, Presidente do CA da SPMS, falou do propósito deste plano na definição de uma estratégia ampla para alavancar a telessaúde como meio para uma melhor gestão da saúde e dos seus serviços, pensada para resolver problemas. “A telessaúde é hoje uma realidade, agora é fazê-la de uma forma mais estruturada”, realçou o dirigente.

Com sala cheia, a sessão contou com a intervenção da Diretora do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), Micaela Monteiro, que abordou as linhas estratégicas do PENTS, os contributos dos stakeholders institucionais, do setor privado e social, abrangendo todas as áreas da sociedade, a análise do contexto nacional e internacional para a construção deste Plano. “Temos que fazer diferente e para isso temos que inovar.”

Uma demonstração do RSE Live, simulação de uma teleconsulta e as intervenções de Carlos Ribeiro (CRT), Paula Amorim, Fréderic Lievens, da IsfTeH – Internacional Society for Telehealth and eHealth, e de Jefferson Fernandes- President of the Board of Directors Global Summit & Digital Telemedicine Health completaram a sessão que culminou com a celebração do 3º aniversário do CNTS.

Temas

|

Secretária de Estado Adjunta da Saúde no lançamento do PENTS

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
sit nec massa Donec ante. consequat. commodo lectus justo ipsum id
Voltar para o topo.