Notícias

Relatório do 1º semestre de 2019 do Programa de Troca de Seringas

8 Novembro, 2019

O Programa Troca de Seringas – “Diz não a uma Seringa em 2ª mão” (PTS) distribuiu mais de 670 mil seringas e 230 mil preservativos na primeira metade de 2019. São números expressivos que representam um aumento de 58% no número de seringas distribuídas/trocadas, face ao mesmo período do ano anterior.

Desde 2012 que a Direção Geral da Saúde (DGS) tem contratado anualmente a SPMS para a gestão da aquisição de componentes, fornecimento de serviços de produção, armazenamento, distribuição, recolha e incineração de kits redução de riscos no âmbito do programa.

O Programa “Diz não a uma Seringa em segunda mão” teve início em 1993 sob a alçada da DGS e do “Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA”, representa a eficácia das medidas e das estratégias adotadas, nomeadamente a redução do número de casos diagnosticados de infeção por VIH, no grupo das pessoas que utilizam drogas injetáveis. Com o auxílio deste programa foi possível atingir o valor mínimo histórico de 1,8%.

O relatório semestral elaborado pela SPMS demonstra a evolução do número de seringas distribuídas/trocadas entre janeiro e junho de 2019, assim como os dados de distribuição por distrito e estruturas participantes, e algumas notas gerais.

Consulte o relatório completo aqui.

Campanha Troca de Seringas1

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
ut Donec venenatis, eleifend sed dolor. Nullam libero. elit. elit. dictum in
Voltar para o topo.