Notícias

Relatório do 1º semestre de 2019 do Programa de Troca de Seringas

8 Novembro, 2019

O Programa Troca de Seringas – “Diz não a uma Seringa em 2ª mão” (PTS) distribuiu mais de 670 mil seringas e 230 mil preservativos na primeira metade de 2019. São números expressivos que representam um aumento de 58% no número de seringas distribuídas/trocadas, face ao mesmo período do ano anterior.

Desde 2012 que a Direção Geral da Saúde (DGS) tem contratado anualmente a SPMS para a gestão da aquisição de componentes, fornecimento de serviços de produção, armazenamento, distribuição, recolha e incineração de kits redução de riscos no âmbito do programa.

O Programa “Diz não a uma Seringa em segunda mão” teve início em 1993 sob a alçada da DGS e do “Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA”, representa a eficácia das medidas e das estratégias adotadas, nomeadamente a redução do número de casos diagnosticados de infeção por VIH, no grupo das pessoas que utilizam drogas injetáveis. Com o auxílio deste programa foi possível atingir o valor mínimo histórico de 1,8%.

O relatório semestral elaborado pela SPMS demonstra a evolução do número de seringas distribuídas/trocadas entre janeiro e junho de 2019, assim como os dados de distribuição por distrito e estruturas participantes, e algumas notas gerais.

Consulte o relatório completo aqui.

Campanha Troca de Seringas1

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre […]

SPMS integra debate europeu sobre segurança dos dados em ensaios clínicos

10 Novembro, 2025

A SPMS participou no programa EATRIS Spotlight “Bridging Gaps in Research 2025: Inclusive & Decentralised Clinical Trials”, uma iniciativa da EATRIS, a Infraestrutura Europeia para a Medicina Translacional. Realizou-se no dia 7 de novembro, no 2CA-Braga – Centro Clínico Académico da Escola de Medicina, integrado na Unidade Local de Saúde de Braga. O evento reuniu […]

Voltar
Voltar para o topo.