Notícias

Relatório do 1º semestre de 2019 do Programa de Troca de Seringas

8 Novembro, 2019

O Programa Troca de Seringas – “Diz não a uma Seringa em 2ª mão” (PTS) distribuiu mais de 670 mil seringas e 230 mil preservativos na primeira metade de 2019. São números expressivos que representam um aumento de 58% no número de seringas distribuídas/trocadas, face ao mesmo período do ano anterior.

Desde 2012 que a Direção Geral da Saúde (DGS) tem contratado anualmente a SPMS para a gestão da aquisição de componentes, fornecimento de serviços de produção, armazenamento, distribuição, recolha e incineração de kits redução de riscos no âmbito do programa.

O Programa “Diz não a uma Seringa em segunda mão” teve início em 1993 sob a alçada da DGS e do “Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA”, representa a eficácia das medidas e das estratégias adotadas, nomeadamente a redução do número de casos diagnosticados de infeção por VIH, no grupo das pessoas que utilizam drogas injetáveis. Com o auxílio deste programa foi possível atingir o valor mínimo histórico de 1,8%.

O relatório semestral elaborado pela SPMS demonstra a evolução do número de seringas distribuídas/trocadas entre janeiro e junho de 2019, assim como os dados de distribuição por distrito e estruturas participantes, e algumas notas gerais.

Consulte o relatório completo aqui.

Campanha Troca de Seringas1

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.