Notícias

Portugal é referência na Digitalização da Saúde na Europa

27 Novembro, 2019

“Nós conseguimos muitos bons resultados ao nível da prescrição eletrónica, ao nível do agendamento de consultas médicas, ao nível de desmaterialização de processos, nomeadamente do boletim de vacinas e, portanto, somos neste momento, uma referência europeia”, afirmou o Secretário de Estado da Transição Digital, André de Aragão Azevedo, na sua intervenção durante a cerimónia dos “Prémios de Saúde Sustentável”, que decorreu no passado dia 21 de novembro em Lisboa.

Uma declaração que enaltece os Sistemas de Informação desenvolvidos pela SPMS, que alcançam um estatuto de referência no contexto europeu, marcando uma posição de destaque na transição digital na saúde a nível internacional.

A 8º edição destes Prémios centrou-se na temática da Tecnologia Digital e integrou um debate numa mesa-redonda que contou com a participação de Artur Mimoso, Vogal Executivo da SPMS, onde o dirigente fez referência ao portefólio de soluções digitais e projetos desenvolvidos pela SPMS, entre os quais o plano de telessaúde que está a decorrer.

Este concurso tem por objetivo reconhecer o que de melhor se faz pela saúde em Portugal e, de acordo com a Secretaria de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, representa a “valorização e o reconhecimento feito por peritos, por um júri muito distinto com participantes das mais diversas áreas, seja do mundo empresarial, seja da academia, seja da cidadania, permite que este reconhecimento seja depois potenciado e replicado como boa prática ao nível de outras estruturas de saúde”.

Foram apresentadas mais de 100 candidaturas, nas categorias de Cuidados Continuados, Primários, Hospitalares, Projetos integrados Especiais e Prevenção e Promoção da Saúde, das quais o júri elegeu 15 finalistas, incluindo o projeto Plano Individual de Cuidados (PIC) da SPMS. 

Portugal é, de facto, uma referência na digitalização da saúde em contexto europeu e internacional, sendo a SPMS uma das entidades que mais tem contribuído para impulsionar o processo de transição digital neste setor.

Temas

Figura masculina consulta tablet

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
velit, accumsan id mattis et, eleifend
Voltar para o topo.