Notícias

Intervenção e manutenção da Infraestrutura de Serviços Centrais do Ministério da Saúde

28 Novembro, 2019

A SPMS, EPE irá proceder a uma intervenção técnica de elevada complexidade na infraestrutura EXADATA, que suporta os vários sistemas e serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no fim de semana de 30 de novembro e 1 de dezembro de 2019.

A intervenção implica a restruturação e atualização do hardware (componentes físicos) da infraestrutura, exigindo a coordenação de várias equipas que prestarão apoio, em tempo real, inclusive equipas internacionais, sendo inevitável a existência de um período de indisponibilidade dos sistemas.  

A preparação desta intervenção decorre há várias semanas, envolvendo as diversas instituições do Serviço Nacional de Saúde em todo o processo, de forma a mitigar possíveis constrangimentos através da ativação das medidas de contingência necessárias.

A curto prazo, esta intervenção trará melhorias significativas de desempenho, segurança e resiliência e, por outro lado, pretende garantir sustentabilidade técnica ao SNS, cada vez mais dotado de robustez e segurança nos sistemas de informação do Ministério da Saúde.

Em termos de investimento, a atualização do hardware representa cerca de 400 000.00 € em equipamento especializado, traduzindo-se numa melhoria de quatro vezes superior à solução atual, ao nível de capacidade e de performance. Além disso, alavancará projetos de melhoria, transversais às bases de dados críticas do SNS, possibilitando a sua posterior evolução, ao nível tecnológico e de performance, especialmente relevante para os Cuidados de Saúde Primários, tendo em conta os desafios e o contexto tecnológico deste setor.

Com grande capacidade de armazenamento de dados, e assegurando um excelente desempenho de processamento ao nível das várias aplicações, quer de transações em simultâneo, quer de distribuição de cargas, esta infraestrutura contribui para um sistema altamente disponível e de elevada confiabilidade, assumindo um papel central e determinante nas tecnologias de informação e comunicação do SNS, nomeadamente para muitos sistemas e serviços utilizados na atividade local das entidades prestadoras de cuidados de saúde.

Atualmente, nesta infraestrutura são registadas cerca de 6.000.000 de receitas de medicamentos por mês, o que se traduz em 33.000.000 de embalagens dispensadas pelos utentes do SNS e, ainda no âmbito da centralidade do cidadão, assegura a emissão mensal de 250.000 Certificados de Incapacidade Temporária. Permite, também, que sejam guardados e atualizados, diariamente, dados de 10 milhões de utentes do SNS, garantindo uma acessibilidade cada vez maior a diversas funcionalidades e aplicações, como a Área do Cidadão e a MySNSCarteira.

Assim, esta intervenção implicará indisponibilidade total no período previsto entre as 14h00 de sábado, dia 30 de novembro, e as 08h00 de domingo, dia 1 de dezembro dos seguintes sistemas centrais:

  • PEM – Prescrição Eletrónica Médica
  • DEM – Dispensa Eletrónica Médica
  • ESP – Exames Sem Papel
  • CRD – Cuidados Respiratórios Domiciliários
  • RNU – Registo Nacional de Utentes
  • SICO – Sistemas de Informação dos Certificados de Óbito
  • RENTEV – Registo Nacional de Testamento Vital
  • CCC – Certificados para a Carta de Condução
  • SISO – Sistema de Informação para a Saúde Oral
  • RSE – Registo de Saúde Eletrónico
  • PEM – Pequenos Prescritores Privados
  • BAS – Benefícios Adicionais de Saúde
  • RNP – Registo Nacional de Profissionais de Saúde
  • CIT – Certificados de Incapacidade Temporária
  • SIARS 

Será ainda feito um conjunto de ações de verificação e controlo no dia 1 de dezembro, mas, neste período, os sistemas já estarão operacionais.

Com este investimento, pretende-se dotar todo o ecossistema da saúde dos recursos técnicos necessários a uma melhor preservação dos meios tecnológicos ao serviço do cidadão, reforçando os mecanismos de proteção e cibersegurança nos sistemas, particularmente a proteção dos dados de saúde e o funcionamento do SNS e Ministério da Saúde.

Afirma-se, assim, a continuidade à melhoria de infraestruturas e equipamentos do SNS, assegurando um melhor acesso dos profissionais e utentes a cuidados de saúde de qualidade, bem como a obtenção de ganhos em saúde.

Caso se justifique, serão feitas notificações com informação adicional sobre alternativas a adotar, durante o período de intervenção técnica. Contactos disponíveis através do Portal Self-Service da SPMS, em https://suporte-tic.min-saude.pt/, ou através do e-mail servicedesk@spms.min-saude.pt.

servidor

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.