Notícias

CHUC implementa Suite Hospitalar: SONHO v2 – SClínico – LIGHt

29 Novembro, 2019

Está em curso uma das maiores transformações digitais num centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. No dia 23 de novembro, o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), no seu Pólo dos Hospitais Universitários de Coimbra, passou a utilizar a Suite Hospitalar (SONHO v2 – SClínico Hospitalar – LIGHt).

Neste processo, a SPMS, EPE assegurou a mudança e a instalação, com sucesso, de vários sistemas informáticos, contando sempre com o apoio das equipas técnicas e do Conselho de Administração do CHUC.

Os trabalhos de preparação para a instalação da Suite Hospitalar, realizados em conjunto com o CHUC, decorreram de uma forma colaborativa e muito positiva entre as duas instituições. Tratou-se de uma operação complexa e de grande risco, pois o sistema base desta entidade hospitalar não era a primeira versão SONHO, mas sim um software privado.

Este projeto de implementação durou, no seu todo, mais de 2 anos, tendo sido faseado devido à dimensão do Centro Hospitalar, e de forma a conseguir avançar com a transformação digital tendo o menor impacto para a instituição, os profissionais e utentes.

Num projeto desta dimensão, foram consideradas as diferentes vertentes, nomeadamente a gestão da mudança, migração de dados provenientes de base de dados de tecnologias e arquiteturas completamente diferentes, testes, formações dos profissionais clínicos e administrativos, integrações com os diferentes sistemas de informação e renovação de mais de 1500 postos de trabalho.

A 1.ª implementação data de 11 de novembro de 2017 e as unidades onde foi implementado o novo sistema foram o Hospital Geral, o Hospital Pediátrico, a Maternidade Bissaya Barreto e o Hospital de Sobral Cid (https://www.spms.min-saude.pt/2017/11/suite-hospitalar-instalada-no-chuc/).

A 2.ª implementação data de 29 de setembro de 2018, na Maternidade Doutor Daniel de Matos, pois o sistema base desta entidade hospitalar não era a primeira versão SONHO, mas sim um software privado (https://www.spms.min-saude.pt/2018/10/implementacao-da-suite-hospitalar-no-chuc/).

A 3.ª implementação culminou no dia 23 de novembro de 2019, com a instalação na última unidade sem SONHO, a unidade dos Hospitais Universitários de Coimbra.

Estas atualizações permitem uma melhoria das condições de trabalho dos profissionais e informação constante no processo clínico eletrónico dos doentes, para além de uma evolução tecnológica dos atuais sistemas de informação do SNS.

Este projeto de migração garante, também, uma melhor fiabilidade, escalabilidade e segurança dos sistemas, traduzindo-se numa melhoria significativa da informação constante no processo clínico eletrónico dos doentes.

Neste caso, cria-se a oportunidade de dar um passo importante no caminho da uniformização de processos e na integração da informação clínica nos vários âmbitos, de modo a aumentar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e de outras instituições do SNS.

Estes marcos só são possíveis com o trabalho conjunto e coordenado das equipas técnicas, bem como todo o envolvimento dos recursos humanos do CHUC e da SPMS.

Do lado da SPMS, estiveram envolvidos, neste fim de semana, em apoio remoto e presencial, cerca de 30 colaboradores. Parte significativa destes colaboradores estiveram presencialmente em Coimbra, desde o início do mês, e estarão durante a próxima semana para apoio pós GO LIVE.

Do lado do CHUC, este projeto de transformação tecnológica afetou aproximadamente 7000 profissionais do hospital em que cerca de 1300 profissionais obtiveram formação, a que corresponderam cerca de 6500 horas de formação.

O balanço dos trabalhos deste fim de semana e dias seguintes foi muito positivo. Este processo foi feito com colaboração, compromisso, partilha. No fundo, os valores que caracterizam o trabalho do CHUC e da SPMS neste projeto. Até este momento, a migração foi um sucesso.

Esta foi a 5.ª instalação da Suite Hospitalar no presente ano. As instituições onde a Suite Hospitalar foi implementada este ano foram: Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, em janeiro, Centro Hospitalar Universitário de São João, em junho, Unidade Local de Saúde do Nordeste em julho e o Instituto Português Oncologia de Coimbra em setembro.

Depois do IPOC, e com este projeto no CHUC, é caso para dizer que Coimbra é, finalmente, em termos de sistemas de informação, do SNS, totalmente suprida por SONHO e SClínico em todas as suas unidades, aumentando a ligação ao SNS e ao cidadão.

equipa CHUC

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
ipsum consectetur quis Aliquam felis id, ut adipiscing et, Sed in
Voltar para o topo.