Notícias

CHUC implementa Suite Hospitalar: SONHO v2 – SClínico – LIGHt

29 Novembro, 2019

Está em curso uma das maiores transformações digitais num centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. No dia 23 de novembro, o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), no seu Pólo dos Hospitais Universitários de Coimbra, passou a utilizar a Suite Hospitalar (SONHO v2 – SClínico Hospitalar – LIGHt).

Neste processo, a SPMS, EPE assegurou a mudança e a instalação, com sucesso, de vários sistemas informáticos, contando sempre com o apoio das equipas técnicas e do Conselho de Administração do CHUC.

Os trabalhos de preparação para a instalação da Suite Hospitalar, realizados em conjunto com o CHUC, decorreram de uma forma colaborativa e muito positiva entre as duas instituições. Tratou-se de uma operação complexa e de grande risco, pois o sistema base desta entidade hospitalar não era a primeira versão SONHO, mas sim um software privado.

Este projeto de implementação durou, no seu todo, mais de 2 anos, tendo sido faseado devido à dimensão do Centro Hospitalar, e de forma a conseguir avançar com a transformação digital tendo o menor impacto para a instituição, os profissionais e utentes.

Num projeto desta dimensão, foram consideradas as diferentes vertentes, nomeadamente a gestão da mudança, migração de dados provenientes de base de dados de tecnologias e arquiteturas completamente diferentes, testes, formações dos profissionais clínicos e administrativos, integrações com os diferentes sistemas de informação e renovação de mais de 1500 postos de trabalho.

A 1.ª implementação data de 11 de novembro de 2017 e as unidades onde foi implementado o novo sistema foram o Hospital Geral, o Hospital Pediátrico, a Maternidade Bissaya Barreto e o Hospital de Sobral Cid (https://www.spms.min-saude.pt/2017/11/suite-hospitalar-instalada-no-chuc/).

A 2.ª implementação data de 29 de setembro de 2018, na Maternidade Doutor Daniel de Matos, pois o sistema base desta entidade hospitalar não era a primeira versão SONHO, mas sim um software privado (https://www.spms.min-saude.pt/2018/10/implementacao-da-suite-hospitalar-no-chuc/).

A 3.ª implementação culminou no dia 23 de novembro de 2019, com a instalação na última unidade sem SONHO, a unidade dos Hospitais Universitários de Coimbra.

Estas atualizações permitem uma melhoria das condições de trabalho dos profissionais e informação constante no processo clínico eletrónico dos doentes, para além de uma evolução tecnológica dos atuais sistemas de informação do SNS.

Este projeto de migração garante, também, uma melhor fiabilidade, escalabilidade e segurança dos sistemas, traduzindo-se numa melhoria significativa da informação constante no processo clínico eletrónico dos doentes.

Neste caso, cria-se a oportunidade de dar um passo importante no caminho da uniformização de processos e na integração da informação clínica nos vários âmbitos, de modo a aumentar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e de outras instituições do SNS.

Estes marcos só são possíveis com o trabalho conjunto e coordenado das equipas técnicas, bem como todo o envolvimento dos recursos humanos do CHUC e da SPMS.

Do lado da SPMS, estiveram envolvidos, neste fim de semana, em apoio remoto e presencial, cerca de 30 colaboradores. Parte significativa destes colaboradores estiveram presencialmente em Coimbra, desde o início do mês, e estarão durante a próxima semana para apoio pós GO LIVE.

Do lado do CHUC, este projeto de transformação tecnológica afetou aproximadamente 7000 profissionais do hospital em que cerca de 1300 profissionais obtiveram formação, a que corresponderam cerca de 6500 horas de formação.

O balanço dos trabalhos deste fim de semana e dias seguintes foi muito positivo. Este processo foi feito com colaboração, compromisso, partilha. No fundo, os valores que caracterizam o trabalho do CHUC e da SPMS neste projeto. Até este momento, a migração foi um sucesso.

Esta foi a 5.ª instalação da Suite Hospitalar no presente ano. As instituições onde a Suite Hospitalar foi implementada este ano foram: Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, em janeiro, Centro Hospitalar Universitário de São João, em junho, Unidade Local de Saúde do Nordeste em julho e o Instituto Português Oncologia de Coimbra em setembro.

Depois do IPOC, e com este projeto no CHUC, é caso para dizer que Coimbra é, finalmente, em termos de sistemas de informação, do SNS, totalmente suprida por SONHO e SClínico em todas as suas unidades, aumentando a ligação ao SNS e ao cidadão.

equipa CHUC

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.