Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira integra prescrição interna de farmácia com o SClínico Hospitalar

13 Novembro, 2019

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), com o apoio da SPMS, ativou a integração da prescrição interna de medicação e administração no âmbito da Urgência, suportada através da LIGHt, a plataforma de integração local da SPMS. O CHUCB já tinha iniciado a utilização do SClínico Hospitalar em contexto de Serviço de Urgência, em substituição do sistema que estava a utilizar.

Nos primeiros 15 dias, mais de 7245 prescrições de medicamentos foram integradas no Serviço de Urgência do CHUCB, com sucesso, numa articulação que envolveu o Centro Hospitalar, o fornecedor e a SPMS (SClínico Hospitalar e LIGHt).

Esta integração é suportada através da LIGHt, recorrendo a padrões internacionais de interoperabilidade técnica, nomeadamente HL7. Na componente semântica, estão em utilização os catálogos de prescrição recentemente publicados pelo Centro de Terminologias Clínicas da SPMS, codificados nas terminologias clínicas internacionais EDQM e SNOMED CT.

Fica, assim, reforçado o circuito interno do medicamento, que passa a estar contemplado desde o momento em que é prescrito pelo médico até que é administrado ao doente, consolidando a sua informação clínica e aumentando a segurança na prestação de cuidados.

Desta forma, a SPMS, o CHUCB e o fornecedor do software de farmácia da instituição dão um passo importante na estratégia de tornar o SClínico Hospitalar num sistema de informação cada vez mais interoperável.

Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.

SPMS promove Webinar SClínico Hospitalar – Perfil Farmacêutico

14 Setembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, e o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, participaram na sessão de abertura do Webinar SClínico Hospitalar – Perfil Farmacêutico que decorreu nesta terça-feira, 13 de setembro, a partir das instalações da SPMS, em Lisboa.