Notícias

Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira integra prescrição interna de farmácia com o SClínico Hospitalar

13 Novembro, 2019

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), com o apoio da SPMS, ativou a integração da prescrição interna de medicação e administração no âmbito da Urgência, suportada através da LIGHt, a plataforma de integração local da SPMS. O CHUCB já tinha iniciado a utilização do SClínico Hospitalar em contexto de Serviço de Urgência, em substituição do sistema que estava a utilizar.

Nos primeiros 15 dias, mais de 7245 prescrições de medicamentos foram integradas no Serviço de Urgência do CHUCB, com sucesso, numa articulação que envolveu o Centro Hospitalar, o fornecedor e a SPMS (SClínico Hospitalar e LIGHt).

Esta integração é suportada através da LIGHt, recorrendo a padrões internacionais de interoperabilidade técnica, nomeadamente HL7. Na componente semântica, estão em utilização os catálogos de prescrição recentemente publicados pelo Centro de Terminologias Clínicas da SPMS, codificados nas terminologias clínicas internacionais EDQM e SNOMED CT.

Fica, assim, reforçado o circuito interno do medicamento, que passa a estar contemplado desde o momento em que é prescrito pelo médico até que é administrado ao doente, consolidando a sua informação clínica e aumentando a segurança na prestação de cuidados.

Desta forma, a SPMS, o CHUCB e o fornecedor do software de farmácia da instituição dão um passo importante na estratégia de tornar o SClínico Hospitalar num sistema de informação cada vez mais interoperável.

Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira

SClínico Hospitalar nos Serviços de Urgência da ULS da Guarda

19 Novembro, 2020

A implementação do módulo de urgência do SClínico Hospitalar na Unidade Local de Saúde da Guarda (Hospital Sousa Martins - Guarda, Hospital Nossa Senhora da Assunção – Seia e SUB de Vila Nova de Foz Côa) arrancou no dia 17 de novembro.

Um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no IPOC

24 Setembro, 2020

Assinala-se, hoje, um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC). O SONHO/SClínico permitiu a consolidação da informação clínica e administrativa numa estrutura segura e organizada, com acesso imediato dentro e fora do IPO de Coimbra.

Voltar
co-financiamento
felis diam venenatis dolor pulvinar tempus odio
Voltar para o topo.