Notícias

1º Plano Estratégico Nacional para a Telessaúde apresentado pela SPMS

12 Novembro, 2019

A SPMS, EPE, através do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), elaborou o Plano Estratégico Nacional para a Telessaúde (PENTS) para o período de 2019-2022. Homologado pela Tutela, o plano tem como objetivo definir uma estratégia ampla para alavancar a Telessaúde em Portugal.

A sessão de apresentação do PENTS decorre hoje, dia 12, às 14.30h nas instalações da SPMS, em Lisboa. Esta sessão assinala, também, o 3º aniversário do CNTS, criado pela Resolução 67/2016, com foco na “promoção da Telemedicina e utilização das TIC, como parte integrante de processos de reforma dos cuidados de saúde, com vista a alcançar um nível mais elevado de articulação, integração e melhoria da qualidade dos cuidados…”.

Em 2018, foi realizada uma Consulta Pública que envolveu a sociedade civil nomeadamente cidadãos, profissionais, empresas e associações, bem como Instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e entidades do Ministério da Saúde na estratégia da Telessaúde para Portugal.

O eHealth, em particular a Telessaúde, é reconhecida como uma oportunidade para responder aos desafios na promoção da saúde e na prestação de cuidados, sobretudo em sociedades cada vez mais envelhecidas. Permite ultrapassar barreiras geográficas e um acompanhamento mais continuado, facilitando a partilha de informação e melhor articulação de cuidados, resultando em ganhos de saúde, maior qualidade de vida e eficiência operacional.

No SNS e no setor privado existem múltiplas iniciativas de prestação de cuidados assentes no conceito de Telessaúde, desde teleconsultas, teletriagem, telemonitorização, telediagnóstico ou telerrastreio. Contudo, para se chegar mais longe e gerar os ganhos em saúde que esta ferramenta pode oferecer à sociedade, torna-se essencial traçar uma estratégia nacional. De sublinhar que Portugal é o quarto país do mundo com um Plano Estratégico de Telessaúde.

O lançamento do PENTS, designando por warm up 0.1, representa a primeira iniciativa de “aquecimento” para o evento “Portugal eHealth Summit 2020”, que se realizará de 18 a 21 de março de 2020.

Consulte o documento oficial do Plano Estratégico Nacional para a Telessaúde

See the English version of the National Strategic Telehealth Plan

PENTS banner

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
Lorem suscipit luctus Aenean Phasellus ante. accumsan risus elit. consequat. dictum
Voltar para o topo.