Notícias

SPMS recebe Comitiva da Roménia no âmbito do COMPETE 2020

15 Outubro, 2019

A SPMS acolheu uma comitiva da Autoridade de Gestão do Programa Operacional de Capacitação Administrativa (MA OPAC) da Roménia, ontem, dia 14 de outubro, nas suas instalações em Lisboa.

A visita teve como objetivos principais a troca de experiências, a identificação de ferramentas de trabalho e das melhores práticas na área da gestão e implementação de fundos europeus.

Na receção à comitiva, Artur Mimoso, Vogal Executivo do Conselho de Administração da SPMS, apresentou, em traços gerais, o processo de compras agregadas e respondeu a dúvidas sobre as Compras Públicas na área da Saúde.

Selecionada como exemplo de boas práticas na área das candidaturas a projetos de Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), a SPMS apresentou os seus projetos financiados por este programa, no âmbito do Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública (SAMA).

Neste contexto, o Registo de Saúde Eletrónico, o Boletim de Vacinas Eletrónico e a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) constituíram o foco da apresentação, que passou ainda pelo processo de centralização de compras do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Os resultados obtidos através dos sistemas e projetos da SPMS, bem como a celeridade nos processos de compras, surpreenderam a comitiva romena. Integrando vários representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional e Administração Pública da Roménia, a comitiva conheceu algumas boas práticas relacionadas com o COMPETE 2020 e adquiriu conhecimento com a experiência da SPMS, EPE.

Temas

Comitiva roménia visita spms

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.